Brasileiros cruzam a fronteira de Gaza com o Egito
Grupo de 32 pessoas segue para o Brasil em aeronave da Presidência
Brasil mantém avião de prontidão no Cairo a espera dos brasileiros
Trinta e dois brasileiros cruzaram a fronteira entre a Faixa de gaza e o Egito neste domingo e seguem para o Cairo, onde está o avião que vai trazê-los ao Brasil.
© Fab/Gov.Br
Segundo a Aeronáutica, a decolagem está prevista para esta segunda-feira às 11h50 da manhã no horário local e tem como destino final Brasília.
O Itamaraty confirmou que os brasileiros conseguiram deixar Gaza nas redes sociais. No grupo estão 22 brasileiros e 10 palestinos. São 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens. Inicialmente, o grupo era formado por 34 pessoas, mas duas desistiram da viagem e preferiram ficar em Gaza.
Um desses brasileiros é Hasan Rabee e ele publicou um vídeo, junto com outros brasileiros, inclusive a jovem Shahed al-Banna, do momento em que estavam na fronteira esperando para sair de Gaza.
No lado egípcio foram recebidos pela embaixada brasileira, receberam alimentação e vão para o Cairo em veículos alugados pela Embaixada Brasileira no país.
A espera angustiante dos brasileiros acabou depois de vários dias de negociação do Brasil com autoridades do Egito, Gaza e Israel. Eles ficaram de fora das primeiras listas de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira.
O Brasil mantém um avião de prontidão no Cairo a espera dos brasileiros há quase um mês. Este será o décimo voo da operação Voltando em Paz, organizada pelo governo federal.
A previsão de chegada à base Aérea de Brasília é às onze e meia da noite também de segunda.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum, repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula de Castro Ribeiro / LP - 12/11/2023 12:55:07. Última edição: 12/11/2023 12:55:07
Tags: Conflitos No Oriente Médio Brasileiros Faixa De Gaza Egito
Grupo de 32 pessoas segue para o Brasil em aeronave da Presidência
Reunião aconteceu na Arábia Saudita com os principais lideres da região. Grupo culpou os EUA, classificou o regime de Israel de racista e criticou o Conselho de Segurança da ONU por não ser capaz de parar as agressões no oriente médio.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.