Oriente Médio: Israel recusa cessar- fogo e quer libertação de reféns
Israel diz não aceitará cessar fogo até que o Hamas devolva os reféns sequestrados no dia 7 de outubro. A guerra já matou mais de dez mil pessoas. Nove mil eram palestinos.
Garantia é de ministro das Relações Exteriores de Israel
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (3) que os 34 brasileiros que estão em Gaza aguardando autorização para ir para o Egito deverão cruzar a fronteira até a próxima quarta-feira (8). A veículos da imprensa brasileira, o chanceler disse que tem conversado por telefone com o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, e obteve dele essa garantia.
“Eu tive uma conversa telefônica, foi a quarta que tive com o ministro das relações exteriores de israel, Eli Cohen, e ele me deu garantias que até quarta feira todos os brasileiros que estão em Gaza poderão sair pela passagem de Rafah”, disse Vieira aos jornalistas. Segundo ele, ainda há possibilidade dessa liberação ocorrer antes, mas a garantia é mesmo para a próxima quarta-feira.
“Ele me garantiu que sairão até quarta-feira, que fará todo o possível para antecipar um ou dois dias, mas na quarta-feira dá todas as garantias. Isso foi um processo de conversa, de negociação de alguns dias e hoje eu tive essa boa notícia, dada por uma alta autoridade do governo de Israel.
Já foram divulgadas três listas de estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza pela fronteira da cidade de Rafah com o Egito. Pessoas de várias nacionalidades já foram autorizadas nessas listas. Cidadãos dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coréia do Sul, Croácia, Grécia, entre outros, já deixaram a região do conflito.
O grupo de brasileiros está abrigado nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate está de prontidão e prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza – com equipes e ônibus, medicamentos e alimentação – até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguarda.
Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 03/11/2023 20:40:09. Última edição: 03/11/2023 20:40:09
Tags: Conflito No Oriente Médio Faixa De Gaza Ministério Das Relações Exteriores Mauro Vieira Israel Palestina Rafah
Israel diz não aceitará cessar fogo até que o Hamas devolva os reféns sequestrados no dia 7 de outubro. A guerra já matou mais de dez mil pessoas. Nove mil eram palestinos.
Imagens de mortos de feridos circulam nas redes sociais, inclusive publicadas por braço da Cruz Vermelha na Palestina - que teve veículos atingidos. Também nesta sexta-feira, líder do Hezbollah e secretário de Estado dos EUA fizeram pronunciamentos sobre a ofensiva de Israel à Faixa de Gaza.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.