Internacional

Brasileiros não estão na 3ª lista de pessoas autorizados a deixar Gaza

Das 571 pessoas, 367 são estadunidenses e outras 127 britânicas

Uma nova lista com o nome de 571 estrangeiros autorizados a deixa a Faixa de Gaza foi divulgada nesta sexta-feira (3). Não constam brasileiros entre os contemplados. Das 571 pessoas, 367 são estadunidenses e outras 127 são britânicas. Há pessoas ainda da Alemanha, da Itália, da Indonésia e do México, informou a Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia.  

Na segunda lista divulgada nessa quinta-feira (2), dos 576 estrangeiros autorizados a deixar Gaza, 400 eram dos Estados Unidos. Havia ainda nacionais do Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coréia do Sul, Croácia, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Tchade.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou nessa quinta-feira com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, e reiterou o pedido para que os brasileiros retidos na Faixa de Gaza possam passar pela fronteira de Rafah.  

Os 34 brasileiros estão abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. Segundo o Itamaraty, o esquema de resgate está de prontidão e prevê auxílio desde a saída da Faixa de Gaza – com equipes e ônibus, medicamentos e alimentação – até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) os aguarda.

A primeira lista com estrangeiros autorizados a deixar o enclave palestino alvo dos bombardeios de Israel foi divulgada na quarta-feira (1º). Até então, uma média de 500 pessoas de outras nacionalidades estão sendo autorizadas a deixar a área do conflito. O Itamaraty informou que espera que, em breve, os brasileiros entrem na lista para deixar a região.

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 03/11/2023 09:40:08. Última edição: 03/11/2023 09:40:08

Tags: Conflito No Oriente Médio Brasileiros Ministro Mauro Vieira Itamaraty Estrangeiros

Leia também:

Rússia anuncia saída de tratado que proíbe testes de armas nucleares

Rússia anuncia saída de tratado que proíbe testes de armas nucleares

Segundo o presidente russo, Vladimir Putin, a decisão alinha Moscou aos Estados Unidos. Já que em 1996 Washington assinou o tratado, mas nunca o ratificou. Putin disse ainda que a Rússia não vai retomar os testes nucleares.

Netanyahu diz que tropas de Israel avançaram e cercaram cidade de Gaza

Netanyahu diz que tropas de Israel avançaram e cercaram cidade de Gaza

Localizada no norte da Faixa de Gaza, a cidade tornou-se foco principal do ataque de Israel, que prometeu aniquilar a estrutura do comando do grupo islâmico palestino e ordenou que civis fugissem para o sul.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi