Internacional

Castillo enfrenta acusação de "insurreição" em tribunal do Peru

Audiência desta quinta-feira avalia a legalidade de sua prisão

O ex-presidente deposto do Peru Pedro Castillo participa de audiência, nesta quinta-feira (8), sobre sua prisão por acusação de "insurreição", enquanto sua substituta realizará reuniões no palácio presidencial após um dia de grande tensão que chocou o país andino.

A rápida queda de Castillo na quarta-feira (7) ocorreu depois que o Congresso votou por remover o líder profundamente impopular depois de seu esforço para dissolver o Legislativo e governar por decreto foi frustrado mais cedo no mesmo dia.

Castillo foi preso na própria quarta-feira por acusações criminais de "insurreição e conspiração", segundo os promotores, ao mesmo tempo em que enfrenta acusações separadas de corrupção.

A audiência preliminar desta quinta-feira deve avaliar a legalidade de sua prisão, bem como abordar um inquérito da Procuradoria-Geral sobre as acusações de que ele orquestrou uma suposta insurreição.

O advogado de Castillo, Victor Perez, rejeitou a acusação de insurreição na audiência, argumentando que tal ato implica uso de armas e violência, o que ele disse nunca ter ocorrido.

O ex-presidente participou da audiência por teleconferência e foi questionado se gostaria de se pronunciar no tribunal, mas ele recusou.

Castillo está detido em uma prisão na capital Lima, onde outro ex-presidente, Alberto Fujimori, também está preso, disse uma fonte judicial à Reuters na manhã desta quinta-feira.

Agência Brasil / Por Marco Aquino - Repórter da Reuters - - - 09/12/2022 09:51:57. Última edição: 09/12/2022 09:51:57

Tags: Ex-presidente Pedro Castillo Preso Peru

Leia também:

Presidente do Peru anuncia dissolução do Congresso e convoca eleições

Pedro Castillo deveria comparecer hoje ao Congresso para responder a acusações de suposta corrupção. Parlamentares de oposição comparam decisão de Castillo a golpe de Estado.

Governo brasileiro acompanha situação interna do Peru com preocupação

A medida foi anunciada horas depois de Castillo afirmar que dissolveria o Legislativo por decreto. Com a decisão, a vice-presidente Dina Boluarte foi convocada para assumir o cargo.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi