26 vão para São Paulo num voo da Força Aérea Brasileira e dois vão para Florianópolis, em Santa Catarina, em voo da Azul. Desses que vão para São Paulo, 14 devem ficar num abrigo no interior do estado. Dos 32 brasileiros e palestinos, quatro vão ficar em Brasília.
28 repatriados da Faixa de Gaza saem de Brasília nesta quarta-feira. 26 vão para São Paulo num voo da Força Aérea Brasileira e dois vão para Florianópolis, em Santa Catarina, em voo da Azul.
Desses que vão para São Paulo, 14 devem ficar num abrigo no interior do estado.
Dos 32 brasileiros e palestinos, quatro vão ficar em Brasília.
O voo que trouxe o grupo chegou na noite dessa segunda-feira. As pessoas ficaram hospedadas no hotel da Base Aerea de Brasília.
Nessa terça, eles foram atendidos por equipes da Receita Federal, do Ministério da Saúde, do Sus e da assistência social.
10 palestinos foram orientados a tirar o CPF, necessário pra acessar serviços sociais.
Os repatriados receberam vacinas do calendário básico, como influenza, tríplice e covid -19. Segundo o diretor de atenção hospitalar domiciliar e de urgência do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Junior, parte do grupo apresentou sinais de ansiedade, insônia, dor de cabeça. Vai ser feito acompanhamento psicossocial por 30 dias dessas pessoas.
Com as crianças é feito trabalho para tomar água e para lidar com 9 luto e o trauma do conflito.
As crianças que estariam com desnutrição não tiveram diagnóstico confirmado. Uma grávida foi avaliada e está tudo bem com ela e o bebê.
Não houve pedido de refúgio até o momento. A regularização migratória vai ser feita por outros meios, como visto temporário ou autorização de residência.
Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberta Lopes / Alessandra Esteves - 14/11/2023 22:05:17. Última edição: 14/11/2023 22:05:17