Missão brasileira vai operar em nova região na Turquia
A pedido do governo turco, equipe brasileira vai apoiar a busca e resgate de vítimas do terremoto na cidade de Hatay. Grupo deve se descolar para região neste fim de semana.
Medida poderia ser entendida como participação do país na guerra
Em Munique, na Alemanha, onde até este domingo (19) representa o Brasil na 59ª Conferência de Segurança, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reiterou que o Brasil não enviará munição para tanques à Ucrânia. A declaração foi feita ontem (17) , primeiro dia do encontro, que reúne mais de 40 líderes mundiais.
© Antonio Cruz/ Agência Brasil
Na avaliação do governo brasileiro, a medida seria entendida como uma participação do Brasil na guerra. "Em vez de participar de uma guerra, preferimos falar de paz", ressaltou o chanceler. Vieira enfatizou a disposição do país de participar de uma mediação para se chegar a uma trégua e depois negociar a paz: "O Brasil está pronto para ajudar sempre que possível", afirmou.
No fim de janeiro, o chanceler federal alemão, Olaf Scholz, visitou o Brasil, e o presidente Luz Inácio Lula da Silva propôs que o Brasil faça parte, junto com a China, de uma espécie de “clube da paz” para mediar o fim do conflito.
Na Alemanha, Mauro Vieira já teve vários encontros bilaterais com os chanceleres da Bósnia e Herzegovina, do Canadá, da Colômbia, Eslovênia, de Malta, da República Dominicana, do Reino Unido e da Suíça, bem como com o alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.
Criada em 1962, a Conferência de Segurança de Munique tornou-se um dos principais foros globais de discussão e reflexão sobre os desafios à paz e à segurança internacional. A agenda do ministro Mauro Vieira continua neste sábado (18), quando participa do painel Defending the UN Charter and the Rules-Based International Order, além de participar de novos encontros bilaterais.
Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Graça Adjuto - 18/02/2023 10:15:11. Última edição: 18/02/2023 10:15:11
Tags: Segurança Munique Conferência Brasil Chanceler Mauro Vieira Guerra
A pedido do governo turco, equipe brasileira vai apoiar a busca e resgate de vítimas do terremoto na cidade de Hatay. Grupo deve se descolar para região neste fim de semana.
Cargo foi recriado pelo presidente Lula e será exercido pelo diplomata Luiz Figueiredo Machado. Embaixador vai coordenar a candidatura do Brasil para sediar a COP 30.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.