Nova troca entre Israel e Hamas liberta 13 israelenses e 39 palestinos
Nesse sábado (25), o acordo foi suspenso por um breve período em função de um impasse sobre o fornecimento de ajuda humanitária.
Reunião ocorreu neste domingo (26) em Brasília
O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu neste domingo (26), em Brasília, a deputada argentina eleita Diana Mondino, chanceler designada pelo presidente eleito Javier Milei.
© Foto Facebook
Segundo publicação do Itamaraty na rede social X (antigo Twitter), Vieira recebeu, na ocasião, o convite para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participe da posse do argentino no dia 10 de dezembro.
O comunicado do Itamaraty aponta que foram discutidos também aspectos da relação bilateral e do atual estágio das negociações Mercosul e União Europeia. A reunião foi acompanhada pelos embaixadores do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli, e da Argentina em Brasília, Daniel Scioli.
A vitória do candidato ultradireitista Javier Milei para presidência da Argentina no dia 19 de novembro levanta dúvidas em relação ao futuro das relações diplomáticas e econômicas com o Brasil devido às posturas do candidato ao longo da campanha.
Milei defendeu a saída da Argentina do Mercosul, mas depois recuou e passou a defender apenas mudanças no bloco econômico, que reúne também Uruguai, Brasil e Paraguai.
O presidente eleito disse também que não faria negócios com o Brasil, nem com a China, os dois principais parceiros comerciais da Argentina, e ainda fez duras críticas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lançando dúvidas sobre as relações entre os dois países.
A Argentina é o terceiro principal destino das exportações brasileiras, perdendo apenas para China e Estados Unidos.
Por Agência Brasil - São Paulo / Edição: Camila Maciel - 26/11/2023 15:45:23. Última edição: 26/11/2023 15:45:23
Tags: Javier Milei Luiz Inácio Lula Da Silva Posse Eleições Argentina Diana Mondino Diplomacia Mauro Vieira
Nesse sábado (25), o acordo foi suspenso por um breve período em função de um impasse sobre o fornecimento de ajuda humanitária.
Trégua de quatro dias, obtida quarta-feira (22) sob mediação do Catar com apoio dos EUA e do Egito, prevê libertação de 50 reféns em Gaza e de 150 palestinos detidos em prisões israelenses.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.