Internacional

China assume presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas

O Brasil esteve no comando do comitê durante o mês de outubro e a China fica em novembro. Durante a presidência brasileira, quatro projetos de resolução dos conflitos no Oriente Médio foram rejeitados pelo Conselho de Segurança: do Brasil, dos Estados Unidos e dois da Rússia.

Ainda sem um consenso sobre os conflitos no Oriente Médio, o Conselho de Segurança das Nações Unidas passa a ser presidido, a partir desta quarta-feira (1), por mais um membro rotativo, a China.

China assume presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas

O Brasil esteve no comando do comitê durante o mês de outubro e a China fica em novembro. Durante a presidência brasileira, quatro projetos de resolução dos conflitos no Oriente Médio foram rejeitados pelo Conselho de Segurança: do Brasil, dos Estados Unidos e dois da Rússia.

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse, em Nova Iorque, que o Brasil e outros países-membros seguem tentando concluir um documento a ser analisado, mais uma vez.

Para que um parecer seja aprovado é preciso de, pelo menos, 12 votos favoráveis dos 15 membros do Conselho. E o projeto é rejeitado, se pelo menos um membro permanente vetar, como é o caso da China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 01/11/2023 15:35:04. Última edição: 01/11/2023 15:35:04

Tags: ONU Conselho De Segurança China

Leia também:

Bolívia rompe relações diplomáticas com Israel

Bolívia rompe relações diplomáticas com Israel

Chanceler boliviana condenou forma hostil com que Israel trata responsáveis pela ajuda humanitária em Gaza. Negar visto a funcionários da ONU é grave violação dos direitos humanos e gera crise sanitária, diz ministra.

Grupo de 32 brasileiros é resgatado da Cisjordânia, na Palestina

Grupo de 32 brasileiros é resgatado da Cisjordânia, na Palestina

Eles foram conduzidos em vans e ônibus de diferentes cidades da Cisjordânia até a cidade de Jericó. De lá, todos cruzaram a fronteira em um ônibus fretado pelo governo brasileiro até Amã, a capital da Jordânia.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi