Internacional

China defende rápida expansão do Brics

Mais de 20 países já manifestaram em integrar o bloco

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu nesta quarta-feira (23) a rápida expansão do Brics e esforços para promover uma governança global mais justa e razoável. Ele deu as declarações ao discursar na 15ª Cúpula do Brics, realizada em Joanesburgo, na África do Sul.

China defende rápida expansão do Brics
© Xinhua/Huang Jingwen

A definição sobre os critérios para uma eventual ampliação do Brics, hoje formado por Brasil, Rússia, China e África do Sul, está na pauta da cúpula. Mais de 20 países já manifestaram formalmente interesse em integrar o Brics, como  Irã, Arábia Saudita e Argentina.

Nesta terça-feira (22), Xi Jinping disse que espera trabalhar com outros líderes do Brics para discutir planos de solidariedade e desenvolvimento do bloco na nova era, se esforçar por uma cúpula frutífera nesta edição e lutar por uma governança global mais justa e equitativa.

O presidente Xi Jinping teve um encontro com o seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, depois de ter chegado na segunda-feira (21) à África do Sul.

Ramaphosa disse que os países do Sul Global, incluindo a África do Sul, esperam fortalecer a solidariedade e a cooperação com a China para juntos enfrentarem melhor os desafios e promoverem o estabelecimento de uma ordem internacional mais equitativa, justa e racional.

* Com informações da Agência Xinhua

 

Por Agência Brasil - Pretória - 23/08/2023 20:25:15. Última edição: 23/08/2023 20:25:15

Tags: Brics China Xi Jinping

Leia também:

Líder russo de grupo mercenário morre em queda de avião

Líder russo de grupo mercenário morre em queda de avião

Yevgeny Prigozhin estava a bordo de um avião que caiu hoje ao norte de Moscou. Todas as dez pessoas a bordo morreram, de acordo com autoridades russas. Vídeos e fotos feitos por testemunhas mostram o que seria o avião, um jato particular, em queda livre.

Índia chega à Lua e se torna o 4º país a conseguir pousar no satélite

Índia chega à Lua e se torna o 4º país a conseguir pousar no satélite

A espaçonave não tripulada Chandrayaan-3 pousou no polo sul da Lua, região ainda inexplorada do nosso satélite natural. A missão é considerada crucial porque explorações anteriores mostraram que pode haver água em forma de gelo nos polos lunares, onde não bate a luz do sol.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi