Internacional

Cocaína na mala: brasileiras vítimas de golpe na Alemanha ficam presas

A prisão preventiva foi mantida pela Justiça alemã, depois de audiência com as duas mulheres, nesta quarta-feira

Vão seguir presas na Alemanha as duas brasileiras detidas no aeroporto de Frankfurt no dia 5 de março, depois que foram encontrados 40 quilos de cocaína nas bagagens delas. Elas foram vítimas de um golpe de troca de bagagens.   

A prisão preventiva foi mantida pela Justiça alemã, depois de audiência com as duas mulheres, nesta quarta-feira. As autoridades daquele país afirmaram acreditar nos indícios de inocência das brasileiras, mas querem ter acesso a todos os vídeos obtidos pela Polícia Federal e ao inquérito completo, com a prisão dos suspeitos, antes de soltá-las. 

Depois da prisão das goianas, a Polícia Federal começou a investigar o caso e descobriu que funcionários terceirizados do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, trocavam etiquetas de malas para enviar droga para o exterior. Seis investigados foram presos, na Operação Iraúna. A superintendente da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues, explica como aconteceu a prisão das brasileiras: 

O delegado da Polícia Federal em Goiás, Rodrigo Teixeira, fala sobre o andamento das tratativas para conseguir a liberdade das brasileiras: 

Em São Paulo, os policiais federais cumpriram 6 mandados judiciais de prisão temporária. Os investigados são funcionários de empresas terceirizadas que trabalham dentro do aeroporto para as companhias aéreas. Eles atuavam assim: enquanto alguns membros do grupo trocavam as etiquetas e tiravam fotos das malas, outros faziam o transporte da bagagem do terminal doméstico para o internacional.

Agência Brasil / Por Leandro Martins, da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano (Rádio Nacional) e Luiz Claudio Ferreira (web) - 05/04/2023 23:00:15. Última edição: 05/04/2023 23:00:15

Tags: Golpe Cocaína Alemanha

Leia também:

Ex-presidente dos Estados Unidos responde por 34 acusações criminais

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compareceu ao tribunal de Nova York nesta terça-feira (4). Entre as acusações criminais está a falsificação de registros comerciais.

Trump se declara inocente de acusações em tribunal

Donald Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA a receber acusações criminais. Ele comandou os Estados Unidos de 2017 a 2021 e anunciou em novembro que tentará reconquistar a Presidência em 2024.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi