Internacional

Comunidade Econômica da África Ocidental dá prazo para atuar no Níger

A Comunidade Econômica da África Ocidental, CEDEAO, formada por 18 países, preparou um plano de intervenção militar no Níger, caso o exército do país não restabeleça o governo deposto no golpe da semana passada. O prazo que o bloco tinha dado aos militares golpistas termina no domingo.

A Comunidade Econômica da África Ocidental ,CEDEAO, formada por 18 países, preparou um plano de intervenção militar no Níger, caso o exército do país não restabeleça o governo deposto no golpe da semana passada. O prazo que o bloco tinha dado aos militares golpistas termina no domingo. 

Os chefes da CEDEAO se reuniram hoje em Abuja, capital da Nigéria. Dos 18 membros, apenas três são contrários a intervenção. Mali, Burkina Faso e Guiné. Todos atualmente governados por juntas militares após golpes semelhantes.

Os detalhes do plano não foram divulgados, mas incluiriam como e quando mobilizar as forças. A decisão final será tomada pelos chefes dos estados membros. O comissário do bloco para assuntos políticos, paz e s egurança, Abdel-Fatau Musah disse que a CEDEAO quer fazer do Níger um exemplo. A região foi palco de cinco golpes nos últimos três anos.

O presidente deposto, Mohamad Bazoum, publicou um artigo na edição de hoje do jornal Washington Post. Ele disse que é um refém dos militares e apelou aos Estados Unidos e aliados por ajuda.

Uma missão de mediação da CEDEAO que esteve na capital do Níger, Niamei, nessa quinta, deixou o país horas depois sem avanços.

Hoje os militares golpistas revogaram cinco acordos de cooperação e segurança mantidos com a França. O Níger foi colônia da França até 1958. E Paris mantém cerca de 1.500 soldados no país. O contingente ajuda a combater os grupos radicais que atuam na região, como o Estado Islâmico.

A população já sofre com uma alta no preço dos alimentos, em decorrência das sanções impostas por países vizinhos. A saca de arroz, por exemplo, está 30% mais cara.

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Nova York / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 04/08/2023 20:25:09. Última edição: 04/08/2023 20:25:09

Tags: Níger Golpe Militar Cedeao África Ocidental

Leia também:

Papa Francisco pede cuidado com as ilusões do mundo virtual

Em Portugal, no segundo dia de participação na Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco disse a uma multidão de 500 mil pessoas para tomar cuidado com as ilusões do mundo virtual.

Brasil assina Parceria com a ONU para Desenvolvimento Sustentável

Brasil assina Parceria com a ONU para Desenvolvimento Sustentável

É um documento que fornece um marco orientador desta parceria, é inclusivo, elaborado com base em amplas consultas à sociedade civil,” diz ministro Mauro Vieira.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi