Internacional

Conselho de Segurança da ONU rejeita proposta do Brasil sobre conflito

Voto contrário dos Estados Unidos inviabilizou resolução

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou nesta quarta-feira (18) a proposta apresentada pelo governo brasileiro sobre o conflito envolvendo Israel e o grupo extremista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza. O texto pedia pausas humanitárias aos ataques entre Israel e o Hamas para permitir o acesso de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

O resultado da votação foi 12 votos a favor, duas abstenções, sendo uma da Rússia, e um voto contrário, por parte dos Estados Unidos. Por se tratar de um membro permanente, o voto norte-americano resultou na rejeição da proposta brasileira.

A análise da resolução estava inicialmente prevista para o início da semana, mas foi adiada para esta quarta-feira na sede da entidade, em Nova York.

Na segunda-feira (16), membros do conselho rejeitaram uma proposta de resolução da Rússia sobre o conflito. O país apresentou um projeto de cessar-fogo imediato, incluindo a abertura de corredores humanitários e a liberação de reféns com segurança, mas não condenava diretamente o Hamas pelos atos de violência cometidos contra Israel. A proposta teve cinco votos favoráveis, quatro contrários e seis abstenções.

Entenda

O Conselho de Segurança da ONU tem cinco membros permanentes, a China, França, Rússia, Reino Unido e os Estados Unidos. Fazem parte do conselho rotativo a Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes. Para que uma resolução seja aprovada, é preciso o apoio de nove do total de 15 membros, sendo que nenhum dos membros permanentes pode vetar o texto.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 18/10/2023 12:20:09. Última edição: 18/10/2023 12:20:09

Tags: Conselho De Segurança Da ONU Conflito No Oriente Médio Israel Hamas Guerra Resolução Brasil

Leia também:

Guerra: notícias falsas e conteúdos sensíveis são nocivos à sociedade

Imagens e conteúdos sensíveis de dor e violência têm sido mais usados principalmente nas redes sociais, onde o filtro praticamente não existe, dizem pesquisadores

Palácio de Versalhes volta a ser evacuado por

Palácio de Versalhes volta a ser evacuado por "razões de segurança"

Anúncio chega horas depois de seis aeroportos franceses também foram esvaziados após "ameaça de atentado". É a terceira vez, em cinco dias, que o local fecha as portas.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi