ONU tem reunião de emergência sobre a guerra entre Israel e o Hamas
Objetivo é definir medidas para garantir o acesso da população de Gaza à assistência humanitária e proteger os civis. O Brasil preside o colegiado até esta terça-feira (31).
Novo encontro foi convocado a pedido dos Emirados Árabes
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) volta a se reunir nesta segunda-feira (30), em Nova Iorque, para tratar da guerra entre Israel e o Hamas. Será mais uma tentativa de definir medidas para garantir o acesso da população de Gaza à assistência humanitária e proteger os civis.
A reunião de emergência foi convocada a pedido dos Emirados Árabes e vai ser presidida pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Aliás, o Brasil ocupa a presidência interina do Conselho de Segurança até esta terça-feira, 31 de outubro.
Desde a primeira reunião do Conselho para debater o avanço da guerra, quatro propostas de resoluções foram vetadas pelos países que fazem parte do órgão das Nações Unidas. Foram duas propostas da Rússia, uma do Brasil e outra dos Estados Unidos.
E o papel do Conselho de Segurança da ONU é esse, zelar pela paz internacional. Ele tem cinco membros permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Fazem parte do conselho rotativo Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes.
Para uma proposta de resolução ser aprovada, precisa do sinal verde de 9 dos 15 membros, e não ser vetada por nenhum membro permanente.
O conflito começou em 7 de outubro e já deixou mais de 7 mil mortos dos dois lados.
Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela - 30/10/2023 10:45:10. Última edição: 30/10/2023 10:45:10
Tags: Faixa De Gaza Israel Hamas Conselho De Segurança Da ONU Conflito No Oriente Médio
Objetivo é definir medidas para garantir o acesso da população de Gaza à assistência humanitária e proteger os civis. O Brasil preside o colegiado até esta terça-feira (31).
Neste domingo entraram 34 caminhões; organizações como a Médicos Sem Fronteiras, dizem que seriam necessários entre 300 e 500 veículos com mantimentos e medicações por dia.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.