Internacional

Conselho de Segurança da ONU volta a se reunir hoje sobre Gaza

Novo encontro foi convocado a pedido dos Emirados Árabes

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) volta a se reunir nesta segunda-feira (30), em Nova Iorque, para tratar da guerra entre Israel e o Hamas. Será mais uma tentativa de definir medidas para garantir o acesso da população de Gaza à assistência humanitária e proteger os civis.  

A reunião de emergência foi convocada a pedido dos Emirados Árabes e vai ser presidida pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Aliás, o Brasil ocupa a presidência interina do Conselho de Segurança até esta terça-feira, 31 de outubro. 

Desde a primeira reunião do Conselho para debater o avanço da guerra, quatro propostas de resoluções foram vetadas pelos países que fazem parte do órgão das Nações Unidas. Foram duas propostas da Rússia, uma do Brasil e outra dos Estados Unidos.

E o papel do Conselho de Segurança da ONU é esse, zelar pela paz internacional. Ele tem cinco membros permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos. Fazem parte do conselho rotativo Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes.  

Para uma proposta de resolução ser aprovada, precisa do sinal verde de 9 dos 15 membros, e não ser vetada por nenhum membro permanente. 

O conflito começou em 7 de outubro e já deixou mais de 7 mil mortos dos dois lados.

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela - 30/10/2023 10:45:10. Última edição: 30/10/2023 10:45:10

Tags: Faixa De Gaza Israel Hamas Conselho De Segurança Da ONU Conflito No Oriente Médio

Leia também:

ONU tem reunião de emergência sobre a guerra entre Israel e o Hamas

Objetivo é definir medidas para garantir o acesso da população de Gaza à assistência humanitária e proteger os civis. O Brasil preside o colegiado até esta terça-feira (31).

Entidades dizem que ajuda liberada a Gaza é insuficiente

Entidades dizem que ajuda liberada a Gaza é insuficiente

Neste domingo entraram 34 caminhões; organizações como a Médicos Sem Fronteiras, dizem que seriam necessários entre 300 e 500 veículos com mantimentos e medicações por dia.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi