Internacional

Conselho de Segurança vota resolução para cessar-fogo na Faixa de Gaza

Palestinos estão passando fome e estão sem condições básicas

Mais um pedido de cessar-fogo imediato, na Faixa de Gaza, está em votação nesta sexta-feira (8), pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas. A proposta foi feita pelos Emirados Árabes e foi enviada, depois que o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, acionou o Conselho, alertando para o risco de colapso no sistema humanitário ao povo palestino.

Conselho de Segurança vota resolução para cessar-fogo na Faixa de Gaza

Durante a abertura da reunião, Guterrez disse que é a primeira vez no mandato que usa o artigo da carta da ONU que o autoriza a acionar o Conselho de Segurança. Aos representantes dos países-membros, ele relatou a impossibilidade de assistência humanitária na região.

O secretário-geral da ONU ainda mencionou os mais de 17 mil palestinos que foram mortos, nas operações militares de Israel, incluindo 7 mil crianças. Segundo ele, os palestinos estão passando fome e estão sem condições básicas para sobreviver. 

A proposta de cessar fogo dos Emirados Árabes traz algumas alterações da versão anterior e, agora, cita uma “profunda preocupação com a situação humanitária catastrófica na Faixa de Gaza e com o sofrimento da população civil palestina”.

O texto também reforça que as “populações civis palestina e israelense devem ser protegidas de acordo com o direito humanitário internacional”. Por isso, o documento exige um cessar-fogo humanitário imediato na Faixa de Gaza. A proposta também exige a “libertação imediata e incondicional de todos os reféns”.

O texto foi enviado pelos Emirados Árabes, com apoio dos países árabes e da Organização de Cooperação Islâmica, formada por 57 países.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda - 08/12/2023 21:00:04. Última edição: 08/12/2023 21:00:04

Tags: ONU Faixa De Gaza Conflito No Oriente Médio

Leia também:

Mercosul se compromete a regular radicalização em ambiente digital

Mercosul se compromete a regular radicalização em ambiente digital

Em declaração especial, os avanços na inteligência artificial também foram assinalados, com preocupações específicas sobre a desinformação e a apologia aos diferentes tipos de violência.

Essequibo: Mercosul e mais 4 países manifestam preocupação com caso

Essequibo: Mercosul e mais 4 países manifestam preocupação com caso

Assunto também entrou a pauta do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira. Essequibo é uma região da Guiana objeto de disputa com a Venezuela há mais de um século. Agora, Maduro quer anexar o território.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi