Internacional

Covid-19: UE regista 1.007 casos de miocardites em crianças vacinadas

Faixa etária é de 5 a 11 anos

A União Europeia (UE) registrou 901 casos de miocardites e pericardites em crianças entre os 5 e os 11 anos vacinadas contra a covid-19 com a vacina da Pfizer e 106 nos inoculados com a da Moderna. Estudo foi divulgado hoje (17).

Covid-19: UE regista 1.007 casos de miocardites em crianças vacinadas
© José Cruz/ Agência Brasil

Num comunicado conjunto, a Direção-Geral de Saúde (DGS), o Ministério da Saúde e o Infarmed salientam que aquelas doenças inflamatórias "são complicações conhecidas da covid-19 e ocorrem com maior frequência após a infecção da covid-19, em comparação com a ocorrência observada após a vacinação".

Segundo o texto, na União Europeia (UE) foram vacinadas 16,1 milhões de crianças com vacinas da marca Comirnaty® (da Pfizer) e 34,1 milhões da marca Spikevax® (da Moderna), sendo que "não foram identificados casos de miocardite em crianças entre os 6 meses a 4/5 anos de idade".

A miocardite e a pericardite são doenças inflamatórias do coração que se manifestam geralmente por falta de ar, dor no peito e batimento cardíaco intenso que pode ser irregular (palpitações).

"Os casos referidos pelo Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância [da Agência Europeia de Medicamentos] foram observados maioritariamente nos 14 dias subsequentes à vacinação, mais frequentemente após a segunda dose e em jovens adultos do sexo masculino".

No comunicado, as três entidades referem que "de acordo com os dados disponíveis, o desenvolvimento de miocardite e pericardite após vacinação segue um perfil clínico típico, geralmente com melhoria após descanso ou tratamento".

O texto explica que "os grupos elegíveis para reforço sazonal na Campanha de Vacinação contra a covid-19 do outono/inverno 2022-2023, entre os quais as crianças com pelo menos uma das patologias de risco definidas" pela DGS, "são definidos em função do risco para doença grave, hospitalização e morte por covid-19 de acordo com uma estratégia de vacinação de proteção de vulneráveis".

Na quinta-feira (15), a DGS, por meio de uma norma publicada no seu site, recomendou aos profissionais de saúde atenção aos sinais e sintomas de miocardite e pericardite nas crianças nos primeiros 14 dias após terem recebido a nova vacina contra a covid-19 da Pfizer.

Agência Brasil / Por RTP - - - 17/12/2022 12:20:21. Última edição: 17/12/2022 12:20:21

Tags: Crianças Covid-19 Pandemia Coronavírus UE

Leia também:

Covid-19: UE regista 1007 casos de miocardites entre criança vacinada

Covid-19: UE regista 1007 casos de miocardites entre criança vacinada

Segundo o texto, na União Europeia (UE) foram vacinadas 16,1 milhões de crianças com vacinas da Pfizer e 34,1 milhões da marca Moderna.

Maior aquário cilíndrico do mundo arrebenta na Alemanha

Nem os bombeiros nem a polícia comentaram o destino dos peixes, embora a polícia tenha dito no Twitter que houve "danos marítimos inacreditáveis".

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi