Internacional

Crescem no mundo manifestações pró-Palestina e pelo fim da guerra

Acirramento da tensão no Oriente Médio já dura cinco semanas

Nas ruas da capital alemã, Berlim, cerca de cinco mil pessoas pediam por liberdade para os palestinos da Faixa de Gaza, neste final de semana. Os manifestantes querem o fim do mais recente conflito no Oriente Médio, que se acirrou a partir do dia 7 de outubro depois que um ataque do grupo Hamas a Israel deixou 1,2 mil mortos e motivou um contra-ataque israelense que já matou mais de 10 mil palestinos.

Crescem no mundo manifestações pró-Palestina e pelo fim da guerra

Em Bruxelas, na Bélgica, as palavras de ordem foram dirigidas ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Um coro de 20 mil manifestantes acusa o líder israelense de genocídio.

Na Suíça, centenas de manifestantes também caminharam pelas ruas de Genebra, com cartazes pedindo a responsabilização de Netanyahu pelas mortes de milhares de palestinos.

Do outro lado do mundo, na Austrália, os protestos marcaram a quinta semana consecutiva de multidões nas ruas, desde o início dos conflitos no Oriente Médio.

Em Barcelona, na Espanha, os protestos deste final de semana terminaram com a invasão de uma estação de trem. Em Londres, na Inglaterra, um ato que reuniu cerca de 300 mil pessoas também terminou com centenas de detidos e com nove policiais feridos.

Já em Tel Aviv, em Israel, 200 camas foram espalhadas na Praça Habima, no centro da cidade, representando os reféns que ainda estão sob o comando do Hamas. Na fachada do Palácio da Cultura, na mesma praça, um letreiro luminoso trazia a seguinte frase: Traga-os de volta para casa.

Agência Brasil / Por RTP - Lisboa - 12/11/2023 15:40:24. Última edição: 12/11/2023 15:40:24

Tags: Conflito No Oriente Médio Palestina Cessar-Fogo Israel Protestos

Leia também:

Brasileiros conseguem sair da Faixa de Gaza

Brasileiros conseguem sair da Faixa de Gaza

Trinta e dois brasileiros cruzaram a fronteira entre a Faixa de gaza e o Egito neste domingo e seguem para o Cairo, onde está o avião que vai trazê-los ao Brasil. Segundo a Aeronáutica, a decolagem está prevista para esta segunda-feira às 11h50 da manhã no horário local e tem como destino final Brasília. O Itamaraty confirmou que os brasileiros conseguiram deixar Gaza nas redes sociais. No grupo estão 22 brasileiros e 10 palestinos. São 17 crianças, 9 mulheres e 6 homens. Inicialmente, o grupo era formado por 34 pessoas, mas duas desistiram da viagem e preferiram ficar em Gaza.

Brasileiros cruzam a fronteira de Gaza com o Egito

Brasileiros cruzam a fronteira de Gaza com o Egito

Grupo de 32 pessoas segue para o Brasil em aeronave da Presidência

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi