Internacional

Cúpula do Brics foi uma das mais importantes, diz Lula

Lula também disse que a definição de uma nova moeda comum para transações comerciais entre os membros do Brics ficou para a próxima Cúpula, na Rússia, no ano que vem.

Após participar de mais uma Cúpula do Brics, que incluiu mais países ao bloco, o presidente Lula definiu o encontro como uma “reunião civilizatória” e “um dos mais importantes encontros” de todos os mandatos que já teve.

Cúpula do Brics foi uma das mais importantes, diz Lula

Depois do anúncio da entrada de Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, - a partir do ano que vem - Lula disse que a fila para novos pedidos é extensa e que, por isso, o grupo definiu critérios para outras entradas. 

A declaração foi dada pelo presidente, ainda em Joanesburgo, na África do Sul, nesta quinta-feira (24), minutos antes de embarcar para Angola, onde cumpre agendas oficiais até o próximo sábado. Ele também explicou que não há relação ideológica nem mesmo com a Argentina. 

Lula também disse que a definição de uma nova moeda comum para transações comerciais entre os membros do Brics ficou para a próxima Cúpula, na Rússia, no ano que vem. 

O presidente ainda comemorou a decisão conjunta de lutar pela mudança no Conselho de Segurança da ONU, órgão internacional que, segundo ele, perdeu eficácia e está desatualizado, inclusive para conflitos internacionais e mudanças climáticas. 

Ainda aos jornalistas, o presidente disse acreditar que as nações permanentes no Conselho de Segurança serão favoráveis à entrada de países latinos, asiáticos e do continente africano. O Brics passa a ter 11 membros a partir do ano que vem, mas o presidente Lula disse que o nome do bloco deve permanecer. 

O presidente brasileiro ainda disse que a união entre os membros vai permitir negociações com outros blocos em igualdade de condições e que está pronto para os problemas e as divergências políticas que surgirem. 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 24/08/2023 16:30:25. Última edição: 24/08/2023 16:30:25

Tags: Cúpula Brics Lula África Do Sul

Leia também:

Em último dia de cúpula, Lula celebra ampliação do Brics

Em último dia de cúpula, Lula celebra ampliação do Brics

Presidente disse que, para o Brics, não importa quem vencerá eleições na Argentina, que ocorrem em outubro. Ele também se reuniu pela primeira vez com líder do Irã.

Brics aprova entrada de mais seis países no bloco

Brics aprova entrada de mais seis países no bloco

A partir de 1º de janeiro do ano que vem, passam a fazer parte do Brics: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi