Internacional

Cúpula luso-brasileira: conheça acordos já firmados com Portugal

Presidente Lula está em Lisboa e defendeu diálogo entre empresários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (22), em Lisboa, que espera que governantes e empresários brasileiros e portugueses possam ser mais ousados para fazer negócios e discutir o financiamento das indústrias.

Cúpula luso-brasileira: conheça acordos já firmados com Portugal
© Ricardo Stuckert/PR

O Planalto confirmou pelo menos 13 acordos comerciais durante a visita da comitiva brasileira à Portugal. O primeiro deles é uma parceria entre a empresa brasileira Embraer e uma empresa portuguesa, para a produção do avião de combate, o Super Tucano. O ministro da Defesa, José Múcio, explicou o acordo.

Brasil e Portugal também assinam neste sábado acordos bilaterais para proteção de testemunhas em processos penais e para defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Os acordos preveem o desenvolvimento de modelos para avaliação da deficiência ou incapacidade; sistemas de obtenção de dados estatísticos e informação; acessibilidade à informação e a sites públicos na web; além da formação profissional e empregabilidade. Além da cooperação direta entre as autoridades dos dois países.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também comentou as pautas comuns entre Brasil e Portugal para o combate ao racismo.

Os acordos bilaterais deste sábado ocorrem na 13ª Cúpula Luso-Brasileira, em Lisboa. A preparação para a cúpula começou no fim do ano passado. Previsto para ser realizado anualmente, o evento não ocorria desde 2016.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela - 22/04/2023 14:55:05. Última edição: 22/04/2023 14:55:05

Tags: Lula Portugal Viagem Presidencial Relações Internacionais

Leia também:

Portugal pode ser importante aliado no acordo Mercosul-EU, diz governo

Portugal pode ser importante aliado no acordo Mercosul-EU, diz governo

Aprovado em 2019 após 20 anos de negociações, o acordo Mercosul-UE de livre comércio precisa ser ratificado pelos parlamentos de todos os países dos dois blocos para entrar em vigor.

Brasil e Portugal assinam acordos na área de Direitos Humanos

Brasil e Portugal assinam acordos na área de Direitos Humanos

Ministro Silvio Almeida disse que deseja ouvir autoridades portuguesas a respeito de denúncias de ataques xenófobos e racistas contra integrantes da comunidade brasileira em Portugal.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi