O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (22), em Lisboa, que espera que governantes e empresários brasileiros e portugueses possam ser mais ousados para fazer negócios e discutir o financiamento das indústrias.
© Ricardo Stuckert/PR
O Planalto confirmou pelo menos 13 acordos comerciais durante a visita da comitiva brasileira à Portugal. O primeiro deles é uma parceria entre a empresa brasileira Embraer e uma empresa portuguesa, para a produção do avião de combate, o Super Tucano. O ministro da Defesa, José Múcio, explicou o acordo.
Brasil e Portugal também assinam neste sábado acordos bilaterais para proteção de testemunhas em processos penais e para defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Os acordos preveem o desenvolvimento de modelos para avaliação da deficiência ou incapacidade; sistemas de obtenção de dados estatísticos e informação; acessibilidade à informação e a sites públicos na web; além da formação profissional e empregabilidade. Além da cooperação direta entre as autoridades dos dois países.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também comentou as pautas comuns entre Brasil e Portugal para o combate ao racismo.
Os acordos bilaterais deste sábado ocorrem na 13ª Cúpula Luso-Brasileira, em Lisboa. A preparação para a cúpula começou no fim do ano passado. Previsto para ser realizado anualmente, o evento não ocorria desde 2016.
Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela - 22/04/2023 14:55:05. Última edição: 22/04/2023 14:55:05