Internacional

Em encontro com secretário-geral da ONU, Lula destaca meio ambiente

Lula falou sobre a Cúpula da Amazônia, que ocorrerá em Belém (PA) daqui a três meses. Guterres falou que vai apoiar a iniciativa brasileira de criação de um grupo de cooperação formado por nações amazônicas, Indonésia e República Democrática do Congo.

Após sessão de trabalho do G7, o presidente Lula conversou, por cerca de meia hora, com o secretário-geral da ONU, António Guterres. E, mais uma vez, destacou que o fato de o conflito na Ucrânia não estar sendo tratado no âmbito do Conselho de Segurança da ONU, reforça a necessidade de reforma do órgão.

No encontro bilateral foi tratado também de meio ambiente. Lula falou sobre a Cúpula da Amazônia, que ocorrerá em Belém, no Pará, daqui a três meses. Guterres falou que vai apoiar a iniciativa brasileira de criação de um grupo de cooperação formado por nações amazônicas, Indonésia e República Democrática do Congo, países que têm grandes florestas.

Lula participa como convidado da reunião do G7, grupo que reúne as principais economias do mundo: Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Itália, Reino Unido e Canadá. Como último evento, está prevista uma coletiva de imprensa, às 20h, horário de Brasília. Em seguida, Lula retorna ao Brasil.

Agência Brasil / Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista - 21/05/2023 11:50:15. Última edição: 21/05/2023 11:50:15

Tags: Lula No Japão António Guterres ONU Cúpula Da Amazônia

Leia também:

Lula volta a defender reforma do Conselho de Segurança da ONU

No encontro na sessão de trabalho do G7, no Japão, que teve como tema Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero, Lula disse que o Conselho “encontra-se mais paralisado do que nunca”.

Brasil e Índia querem buscar solução pacífica para a guerra na Ucrânia

Brasil e Índia querem buscar solução pacífica para a guerra na Ucrânia

Durante encontro em Hiroshima, premiê indiano manifestou interesse em trabalhar com o Brasil em busca de solução negociada para o conflito.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi