Internacional

Em encontro, Lula diz que quer retomar parceria com Venezuela

Presidente defende ir além da relação comercial

Na véspera do encontro de líderes da América do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer uma relação plena com a Venezuela, defende o país no BRICS e quer cooperação energética com o país vizinho.

Em encontro, Lula diz que quer retomar parceria com Venezuela
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Nesta segunda-feira (29), Lula recebeu, no Palácio do Planalto em Brasília, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para um encontro bilateral. Após a reunião, Lula disse que quer retomar a parceria com o país vizinho, para além da relação comercial.

Ainda nesta questão de segurança fronteiriça, o presidente brasileiro defendeu a retomada do Conselho de Defesa da América do Sul, para combater crimes como narcotráfico nas fronteiras do Brasil com os países vizinhos, com atuação das forças armadas para garantir a soberania dessas nações. Ao lado do presidente venezuelano, Lula disse que quer recuperar a união energética entre os países.

Sobre essa questão, Nicolás Maduro assumiu o compromisso de recuperar essa cooperação elétrica.

Lula defendeu que a Unasul, União dos Países da América do Sul, atue como um bloco. Para questões econômicas, de investimento e no meio ambiente. O presidente brasileiro também defendeu a entrada da Venezuela no BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ainda na pauta geopolítica e econômica, Lula disse sonhar com negociações entre os países com mais liberdade, sem depender do dólar e, para isso, defendeu uma moeda própria para o BRICS.

O encontro de líderes da Unasul ocorre nesta terça-feira (30), em Brasília. O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que veio participar, disse que vai propor que os países-membros peçam aos Estados Unidos, a suspensão de todas as sanções que o país impôs à Venezuela.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 29/05/2023 16:45:06. Última edição: 29/05/2023 16:45:06

Tags: Presidente Lula Encontro Bilateral Venezuela Nicolas Maduro

Leia também:

Lula defende retomada de conselho de defesa para América do Sul

Lula defende retomada de conselho de defesa para América do Sul

"Para combater o crime organizado, o narcotráfico e para preparar a defesa fronteiriça é preciso ter Forças Armadas coesas”, disse. Presidente também é favorável à entrada da Venezuela no Brics.

Exercício militar Arctic Challenge Exercise 23 começa em 14 países

Entre os objetivos estão o reforço da defesa nacional dos aliados da Otan, a exploração de ações de cooperação e a busca de soluções comuns.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi