Internacional

Em Joanesburgo, Lula defende parceria e moeda comum para o Brics

A declaração é parte do discurso que o presidente brasileiro fez durante o Fórum Empresarial do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul, nesta terça-feira (22).

Ao destacar as chances de crescimento econômico dos países emergentes, o Presidente Lula defendeu uma forte parceria entre os setores públicos e privados do Brics, bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Lula afirmou que quer a criação de uma moeda comum e destacou a importância do Novo Banco de Desenvolvimento para o financiamento de projetos estratégicos para o bloco. 

Em Joanesburgo, Lula defende parceria e moeda comum para o Brics

A declaração é parte do discurso que o presidente brasileiro fez durante o Fórum Empresarial do Brics, em Joanesburgo, na África do Sul, nesta terça-feira (22). Ao falar para empresários, Lula citou o novo PAC, programa de infraestrutura do governo que, segundo ele, pode interessar aos investidores dos países do Brics. 

Durante o evento, na África do Sul, Lula defendeu a reaproximação com os países do continente e destacou o potencial de crescimento africano. 

Lula ainda fez críticas às barreiras comerciais impostas, sob a explicação de proteção ambiental. Além disso, lembrou que em dezembro deste ano o Brasil assume a presidência temporária do G-20, bloco composto pelas 20 maiores economias mundiais. 

Por fim, o presidente Lula disse que o Brics conta com o esforço dos empresários, para mudar a trajetória do desenvolvimento global. Também disse que isso pode ocorrer com a entrada de novos membros ao bloco e com as parcerias entre os setores público e privado. Após o fórum de empresários, Lula participou da Reunião no Retiro dos Líderes do Brics. 

 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 22/08/2023 16:25:03. Última edição: 22/08/2023 16:25:03

Tags: Brics Lula Moeda Comum Desenvolvimento Países

Leia também:

Putin defende cooperação entre Brics para garantir alimentos ao mundo

"A Rússia é a favor do estabelecimento de uma cooperação mais estreita no âmbito dos Brics para o fornecimento confiável e ininterrupto de energia e recursos alimentares aos mercados mundiais", disse Putin por videoconferência.

Lula quer fortalecer Brics com entrada de mais países

Lula quer fortalecer Brics com entrada de mais países

O presidente também disse que quer a criação de uma moeda comum, no Brics, que tire a dependência do dólar nas transações comerciais.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi