Internacional

Em posse, Milei reafirma intenção de reformas agressivas no Estado

Novo presidente argentino falou de passado como tempo de "decadência"

Javier Milei tomou posse neste domingo (10).

Em posse, Milei reafirma intenção de reformas agressivas no Estado

O presidente mais votado na história da Argentina declarou, durante a sua posse, que começa uma nova era na história do país. E que o longo e triste período de decadência termina agora, com a retomada do caminho de reconstrução da Argentina. Nas palavras de Milei, os argentinos expressaram uma vontade de agora.

Ele incluiu um discurso que não faz parte do protocolo da cerimônia tradicional de posse. Durante o pronunciamento, o novo presidente dos argentinos declarou que o passado não importa e que não vai tolerar hipocrisia e desonestidade em seu governo.

Milei qualificou a situação financeira do país como a pior herança de um governo na história. O novo presidente disse que, para se recuperar economicamente, é preciso que a Argentina faça um forte ajuste nas contas públicas.

Milei vem sendo criticado por tentar imitar as cerimônias dos presidentes dos Estados Unidos, que fazem o discurso diante do Capitólio, em Washington.

A programação da cerimônia de posse incluiu ainda a recepção de líderes e autoridades estrangeiras, a posse dos Ministros na Sala Branca e uma apresentação de gala no Teatro Colón, na capital portenha.

Javier Milei foi eleito ao derrotar o peronista Sergio Massa nas urnas em novembro.

Agência Brasil / Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela - 10/12/2023 18:20:04. Última edição: 10/12/2023 18:20:04

Tags: Javier Milei Argentina

Leia também:

Novo grupo de repatriados de Gaza chegará ao Brasil nesta madrugada

Novo grupo de repatriados de Gaza chegará ao Brasil nesta madrugada

Aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Cairo, capital do Egito, às 19h03 (horário local) e deve pousar às 3h20 na Base Aérea de Brasília.

Milei diz que ajuste fiscal é única alternativa para a economia

Recém-empossado, ele fez seu primeiro discurso na frente do Congresso Nacional: "Há luz no fim do túnel."

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi