Internacional

Equatorianos levam eleições presidenciais para segundo turno

O primeiro lugar, conforme previam as pesquisas, ficou com Luisa González, candidata de esquerda apoiada pelo ex-presidente Rafael Correa, que obteve 33% dos votos. Já o segundo lugar ficou com Daniel Noboa, candidato de direita que obteve 23,7% dos votos.

No Equador, ficou para o 2º turno a definição da eleição presidencial. Os equatorianos foram às urnas nesse domingo (20) para escolher o novo chefe do Executivo e parlamentares. Já em dois referendos, a população decidiu impedir a exploração de petróleo e minérios em áreas de conservação ambiental.

Equatorianos levam eleições presidenciais para segundo turno

O primeiro lugar, conforme previam as pesquisas, ficou com Luisa González, candidata de esquerda apoiada pelo ex-presidente Rafael Correa, que obteve 33% dos votos.

“É a primeira vez na história que uma mulher consegue tão alta porcentagem no primeiro turno, ganhando as eleições para ser a presidenta da República do Equador e conduzir os destinos da pátria”, disse ela no discurso de comemoração.  

Já o segundo lugar provocou surpresa. Ficou com Daniel Noboa, candidato de direita que obteve 23,7% dos votos. O herdeiro de uma família produtora de bananas aparecia com menos de 1% da intenção de voto no início da campanha.

“Propomos um plano melhor do que o da nossa adversária Luisa Gonzalez. Também estou animado para debater apenas contra ela”, disse ele.

A eleição transcorreu em meio a muita tensão e com o esquema de segurança inédito por causa do assassinato do candidato Fernando Villavicencio. Ele foi substituído por Christian Zurita, que ficou em terceiro lugar, com 16,5% dos votos.

Também nesse domingo, em dois referendos, os eleitores equatorianos decidiram proibir a exploração de petróleo no Parque Nacional de Yasuní, na Floresta Amazônica, e a mineração em uma reserva ambiental próxima à capital Quito.

* Com informações da Reuters.

Agência Brasil / Por Pedro Moreira* - Repórter da TV Brasil - Brasília / Edição: TV Brasil/ Renata Batista - 21/08/2023 19:10:07. Última edição: 21/08/2023 19:10:07

Tags: Equador Eleições No Equador

Leia também:

Equador proíbe exploração de petróleo em parte da Amazônia

Em referendo, cerca de 59% dos eleitores votaram pela não exploração de petróleo na reserva amazônica Yasuni. Equatorianos também decidiram pela proibição de mineração nos arredores de Quito.

Até domingo, presidente Lula cumpre agenda na África

Até domingo, presidente Lula cumpre agenda na África

Nesta terça-feira, começam as participações na 15ª cúpula do Brics, depois Lula segue para Angola, onde tem uma reunião bilateral com o presidente João Lourenço, na capital Luanda, entre sexta e sábado. No último dia da viagem, o presidente vai à terceira capital africana: São Tomé, em São Tomé e Príncipe.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi