Internacional

Equipes procuram por vítimas de chuvas na Espanha

As tempestades repentinas de domingo e início desta segunda-feira atingiram regiões de Madrid, Castela-la Mancha, Catalunha e Valência, deixando um rastro de destruição. Pelo menos três pessoas estão desaparecidas.

Um estudo divulgado hoje pelas Nações Unidas aponta que espécies invasoras de plantas e animais causam um prejuízo de cerca de R$ 2 bilhões por ano à economia global.  

Equipes procuram por vítimas de chuvas na Espanha

O estudo teve a participação de 86 pesquisadores, de 49 países, que analisaram o impacto de 37 mil espécies invasoras ao longo de quatro anos. Animais e plantas são geralmente movimentados pela ação humana. Podem afetar a biodiversidade local, meios de subsistência e, também, danos a infraestruturas e até à saúde das pessoas. 37% das espécies exóticas documentadas foram transportadas após 1970. De lá pra cá, os prejuízos econômicos quadruplicaram. 

Em um encontro na cidade russa de Sochi para tentar ressuscitar o acordo para escoamento de grãos da Ucrânia, o presidente da Turquia, Tayyip Erdoan, disse acreditar em uma solução em breve, mas que Kyev precisa reduzir suas demandas. Já o presidente russo, Vladimir Putin, repetiu que retomará o acordo assim que todas as condições sejam atendidas. Horas antes da reunião, um ataque de drone russo danificou um porto de exportação de grãos ao sul da Ucrânia. Não houve vítimas.   

Em Gaza, autoridades palestinas pediram ajuda internacional para apagar um incêndio em um aterro sanitário que já dura dias. A fumaça com forte odor piora ainda mais as condições ambientais no enclave. O fogo já consumiu 50 mil metros quadrados. Os palestinos afirmam que as restrições de circulação impostas por Israel e Egito prejudicam tanto a capacidade de processar os resíduos, que se acumulam, quanto a de responder a emergências. 

Na Espanha, equipes procuram por vítimas depois que chuvas recordes causaram enxurradas no centro do país. As tempestades repentinas de domingo e início desta segunda-feira atingiram regiões de Madrid, Castela-la Mancha, Catalunha e Valência, deixando um rastro de destruição. Pelo menos três pessoas estão desaparecidas. Em Madri, a água chegou a invadir vagões do metrô. 

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Nova York / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 04/09/2023 21:05:05. Última edição: 04/09/2023 21:05:05

Tags: Espanha Chuvas Desaparecidos Rússia Grãos

Leia também:

Ucrânia: ministro da Defesa apresenta pedido de demissão

Ucrânia: ministro da Defesa apresenta pedido de demissão

Zelensky anunciou, nesse domingo (3) à noite, que Oleksi Reznikov será substituído por Rustem Umerov, um líder da comunidade tártara da Crimeia.

China se prepara para chegada de supertufão Saola

China se prepara para chegada de supertufão Saola

Ao longo do dia, as autoridades de Hong Kong elevaram a categoria do tufão Saola de oito para dez, a mais alta, adotada na cidade de 7,3 milhões de habitantes. Uma ordem de suspensão das atividades foi emitida para empresas e escolas, 460 voos foram cancelados.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi