Internacional

Estados Unidos reafirma compromisso com preservação ambiental

Será retomado um Grupo de Trabalho, criado em 2015, para estabelecer prioridades de ações conjuntas em relação à proteção do meio ambiente entre o Brasil e os Estados Unidos. O grupo envolverá outros ministérios e deve apresentar uma agenda comum entre os dois países para a próxima reunião do G20.

O enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, divulgaram hoje (28) o resultado das reuniões dos últimos dois dias.

Será retomado um Grupo de Trabalho, criado em 2015, para estabelecer prioridades de ações conjuntas em relação à proteção do meio ambiente entre os dois países. O grupo envolverá outros ministérios e deve apresentar uma agenda comum entre os dois países para a próxima reunião do G20, marcada para abril.

A ministra Marina Silva disse que há o compromisso dos Estados Unidos para enfrentar questões sobre a mudança climática.

O enviado especial John Kerry disse que o presidente americano Joe Biden tem interesse de trabalhar junto ao Brasil para reverter as mudanças climáticas.

John Kerry afirmou que o governo americano busca aprovar no Congresso o envio de recursos para preservação ambiental que pode chegar a US$ 9 bilhões.

Marina Silva disse que há expectativa de que seja uma contribuição robusta para o Fundo Amazônia e para outros instrumentos de combate ao desmatamento e à mudança climática.

O Fundo é administrado pelo BNDES para apoiar projetos de combate ao desmatamento e conservação das florestas na região amazônica. Foi criado em 2008 e conta com doação de países como a Noruega e Alemanha.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal determinou a reativação do Fundo Amazônia, já que o repasse dos recursos havia sido suspenso pelos países durante o governo anterior.

Agência Brasil / Por Gésio Passos - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 28/02/2023 20:20:07. Última edição: 28/02/2023 20:20:07

Tags: Preservação Ambiental Desmatamento BNDES

Leia também:

Enviado dos EUA, John Kerry, se reúne com Marina Silva e Alckmin

A pauta foi sobre oportunidades de colaboração entre os dois países no combate à crise climática, para coibir e reverter o desmatamento, com avanços na transição para a energia limpa e construção de uma bioeconomia forte.

Guterres lamenta retrocessos nas conquistas de direitos humanos

Ele citou como exemplos a situação na Ucrânia, mais um naufrágio de barco com migrantes no Mediterrâneo e as condições dos refugiados.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi