Internacional

EUA podem contribuir para o Fundo Amazônia

Declaração foi feita em encontro entre presidentes Lula e Biden

O presidente Luís Inácio Lula da Silva está retornando neste sábado (11) ao Brasil, após visita aos Estados Unidos, onde se reuniu com o presidente Joe Biden. O embarque ocorreu por volta de meio-dia e a previsão de chegada é 20h30. Temas como democracia, direitos humanos e meio ambiente foram assuntos centrais na pauta dos dois governos. 

Em comunicado conjunto após o encontro, eles assumiram o compromisso de revitalizar o Plano de Ação Conjunta Brasil-Estados Unidos para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e Promoção da Igualdade em ambos os países.

Biden anunciou a intenção do país de trabalhar com o Congresso para fornecer recursos para programas de proteção e conservação da Amazônia brasileira, incluindo o Fundo Amazônia. Ele informou que pretende trabalhar para que outros países do G7, grupo de maiores economias do mundo, também contribuam com o fundo.  Outra iniciativa dos dois presidentes foi a de retomar mecanismos de consulta bilateral em temas ambientais, que tinham sido criados em 2015 e paralisados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na declaração conjunta, o Brasil também recebeu do governo norte-americano um reconhecimento do protagonismo do país em relação às discussões ambientais, ressaltando que "ambos os líderes estão determinados a conferir urgente prioridade à crise climática, ao desenvolvimento sustentável e à transição energética. E que reconhecem o papel de liderança que o Brasil e os Estados Unidos podem desempenhar por meio da cooperação bilateral e multilateral. No comunicado, os líderes expressaram, ainda, a determinação de lutar contra a fome e a pobreza, reforçar a segurança alimentar global, fomentar o comércio e eliminar barreiras, promover a cooperação econômica e fortalecer a paz e a segurança internacionais. 

O presidente Lula convidou o presidente norte-americano a visitar o Brasil. Joe Biden aceitou e esse encontro pode acontecer no próximo ano, quando é celebrado o Bicentenário das relações diplomáticas Brasil-Estados Unidos. 

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista - 11/02/2023 13:50:04. Última edição: 11/02/2023 13:50:04

Tags: Fundo Amazônia Lula Joe Biden

Leia também:

Avião retorna ao Brasil com 17 sobreviventes de terremoto na Turquia

São nove brasileiros, dois turcos, três sírios, um egípcio e dois colombianos. O voo de volta ao Brasil deve levar cerca de 14 horas e o pouso será no Rio de Janeiro, provavelmente no início da madrugada de domingo.

Brasil e EUA assumem compromisso para eliminar discriminação racial

Brasil e EUA assumem compromisso para eliminar discriminação racial

O presidente Luís Inácio Lula da Silva está embarcando de volta ao Brasil, após visita aos Estados Unidos para encontro com o presidente Joe Biden.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi