Internacional

Explosão no Afeganistão causa uma morte e deixa ao menos oito feridos

Ataque ocorreu durante celebrações do Dia Nacional do Jornalista

Ao menos uma pessoa morreu e oito ficaram feridas devido a uma explosão ocorrida na manhã deste sábado (11), em um centro cultural de Mazar-i-Sharif, cidade da província de Balkh, no norte do Afeganistão.

As vítimas participavam de um evento alusivo ao Dia Nacional do Jornalista, que, no país, é celebrado neste dia. Segundo a polícia local, a explosão aconteceu após um representante do grupo Talibã discursar e no exato momento em que um coro de crianças começava a cantar o hino nacional afegão.

A vítima fatal é um agente que fazia a segurança do evento. Os feridos são cinco jornalistas e três crianças afegãs. Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

A explosão acontece apenas dois dias após o governador de Balkh, Mohammad Dawood Muzammil, ter sido assassinado, vítima de um ataque suicida organizado pelo grupo terrorista Estado Islâmico, que assumiu a autoria do atentado.

Muzammil é um dos mais importantes líderes talibãs a ser assassinado desde que o grupo retomou o poder do Afeganistão, em agosto de 2021, quando as tropas militares norte-americanas deixaram o país.

 

* Com informações da RTP

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 11/03/2023 14:40:10. Última edição: 11/03/2023 14:40:10

Tags: Afeganistão Talibã Atentado

Leia também:

Vulcão Merapi entra em erupção na Indonésia

As autoridades locais emitiram vários alertas. Mas, ainda não houve necessidade de retirar a população do local.

Brasil assume a presidência do G20 em dezembro

Lula convidou os países Paraguai e Uruguai para fazer parte do grupo durante a presidência brasileira do bloco. Intenção é fortalecer o Mercosul.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi