O primeiro avião da FAB enviado pelo governo para buscar os brasileiros que estão em Israel chegou à Itália.
Mais de mil brasileiros, principalmente turistas, procuraram embaixadas do Brasil na região com interesse em retornar junto com familiares ou amigos. Eles estão hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém.
A aeronave, que abriga até 238 passageiros, partiu de Natal, no Rio Grande do Norte, no início da noite de ontem (8) e, de Roma, seguirá para Tel Aviv entre hoje e amanhã.
As embaixadas finalizam a primeira lista para repatriação, como explicou o comandante da FAB, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.
Marcelo Damasceno participou de uma reunião nesse domingo, acompanhado do ministro da Defesa, José Múcio, convocada para analisar o conflito em Israel e na Palestina.
Médicos e psicólogos estão na equipe para auxiliar os brasileiros.
Segundo o Itamaraty, os brasileiros interessados em voltar preencheram um formulário on-line disponível no site da embaixada. Segundo o órgão, o preenchimento do formulário não assegura direito à repatriação e a inclusão na lista de passageiros será informada posteriormente.
O governo informou que reservou seis aeronaves para a repatriação. São dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada, além de dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, com capacidade de 40 passageiros cada.
* Com informações da Agência Brasil.
Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 09/10/2023 10:15:05. Última edição: 09/10/2023 10:15:05