Internacional

Finlândia realiza primeiro exercício militar com a Otan

País se juntou à aliança no último dia 4

A Finlândia anunciou nesta quinta-feira (13) que realizou o primeiro exercício militar, desde a sua adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), com a participação de dois navios portugueses e alemães atracados simbolicamente no porto de Helsinque.

As fragatas – a NRP Bartolomeu Dias e a Mecklenburg-Vorpommern – vão fazer escala na capital finlandesa até domingo, informou a marinha do país nórdico em comunicado, acrescentando que as duas embarcações estarão fechadas ao público.

Antes de chegarem a Helsinque, os navios da Otan participaram ontem (12) de um exercício organizado pela frota costeira finlandesa, perto da Rússia, juntamente com três navios do país nórdico.

"O Passex [exercício de passagem] desenvolveu a interoperabilidade entre os navios participantes na produção de quadros de situação e navegação], informou a Marinha do país em declaração.

"Esta é a primeira vez que a Finlândia e a Frota Costeira realizam um exercício e uma visita desde que a Finlândia aderiu à Otan", acrescentou o comunicado.

A Marinha da Finlândia informou ainda que os navios de guerra Purunpaae, Raahe 71 e Porvoo também participaram dos exercícios.

Adesão à Otan

O país nórdico, que faz fronteira com a Rússia, aderiu oficialmente à aliança militar no último dia 4, tornando-se o 31º membro da organização, colocando um ponto final em décadas de neutralidade e de não alinhamento.

No início da candidatura, em abril de 2022, o país teve apoio de 28 dos 30 Estados-membros, uma vez que a Hungria e a Turquia não ratificaram a candidatura imediatamente. Só na primavera de 2023 é que Ancara e Budapeste deram luz verde à adesão da Finlândia à Otan.

Finlândia e Suécia anunciaram o pedido de adesão à aliança militar em maio passado, depois da invasão russa à Ucrânia e da exigência de Moscou de que Otan não se expandisse para Leste.

A Suécia ainda não obteve luz verde da Turquia e Hungria e permanece, por enquanto, fora da Otan.

A entrada da Finlândia acrescenta 1.340 quilômetros (Km) de fronteira entre a aliança e a Rússia.

O país nórdico, que tem mantido enormes reservas militares de várias centenas de milhares de cidadãos mobilizáveis mesmo após o fim da Guerra Fria, trouxe à Otan meios militares significativos.

O treino com as tropas da aliança militar teve lugar regularmente nos últimos anos, uma vez que a Finlândia é membro da Parceria para a Paz da Otan.

Agência Brasil / Por Cristina Sambado – Repórter da RTP - Helsinque - 13/04/2023 10:55:16. Última edição: 13/04/2023 10:55:16

Tags: Exercício Militar Otan Finlândia Marinha

Leia também:

Lula participa da posse da ex-presidente Dilma Rousseff em Xangai

Na sexta-feira (14), o presidente Lula terá um encontro, em Pequim, com o presidente chinês Xi Jinping. Mais de vinte acordos bilaterais serão assinados entre o Brasil e a China, um deles será para a construção de um satélite, o sexto construído a partir da parceria entre os dois países.

Angola e Brasil retomam cooperação na área de sangue e hemoderivados

Angola e Brasil retomam cooperação na área de sangue e hemoderivados

Comitiva de médicos e especialistas do Ministério da Saúde de Angola realiza esta semana uma série de visitas e reuniões em Brasília, Belo Horizonte e Salvador.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi