Internacional

G20: Lula cita ciclone e cobra maior contribuição de países ricos

Presidente falou sobre descompromisso com o meio ambiente

O presidente Lula citou a tragédia no Rio Grande do Sul ao cobrar maior contribuição dos países ricos contra as mudanças climáticas. Ele está em Nova Delhi, na Índia, onde está sendo realizada a Cúpula do G20. A Secretaria de Comunicação Social divulgou a íntegra dos discursos do presidente.

G20: Lula cita ciclone e cobra maior contribuição de países ricos
© Ricardo Stuckert/PR

No primeiro, Lula disse que o descompromisso com o meio ambiente está levando a uma emergência climática sem precedentes. E destacou que o Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone que deixou milhares de desabrigados e dezenas de vítimas fatais.

O presidente lembrou que, desde a COP de Copenhague, em 2009, os países ricos deveriam repassar 100 bilhões de dólares por ano aos países em desenvolvimento, mas isso nunca aconteceu. Ele afirmou que, no ano passado, o mundo gastou 2 trilhões de dólares em armas — dinheiro que poderia ter sido usado para a ação climática.

Em um segundo discurso, Lula destacou que a desigualdade não para de crescer. Segundo ele, a renda dos ricos chega a ser 38 vezes maior que a dos pobres. Defendeu colocar os pobres no orçamento público e fazer os mais ricos pagarem impostos proporcionais aos patrimônios.

O presidente participou, ainda, do lançamento da Aliança Global para Biocombustíveis, que acontece em paralelo à Cúpula do G20. A iniciativa reúne 19 países, entre eles Brasil, Estados Unidos e Índia, que são os principais produtores de biocombustíveis do mundo.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Daniel Ito/ Renata Batista - 09/09/2023 11:45:05. Última edição: 09/09/2023 11:45:05

Tags: G20 Meio Ambiente Lula Ciclone No Rio Grande Do Sul Índia Cúpula Do G20

Leia também:

Declaração do G20 defende desenvolvimento sustentável e condena guerra

Declaração do G20 defende desenvolvimento sustentável e condena guerra

Documento com 76 itens também inclui temas como cooperação econômica e científica e ações contra desigualdade.

Aliança por biocombustíveis reúne 19 países para produção sustentável

Aliança por biocombustíveis reúne 19 países para produção sustentável

Agência Internacional de Energia diz que produção global de biocombustíveis sustentáveis precisaria triplicar até 2030, a fim de que o mundo possa alcançar emissões líquidas zero até 2050.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi