Internacional

Gaza: presença militar e bombardeios atrapalham saída de ambulâncias

Foi isso que impediu a saída de 34 brasileiros a serem resgatados da região, pela fronteira de Rafah, nesta sexta-feira (10).

A forte presença militar de Israel na Faixa de Gaza e os bombardeios impedem ou dificultam a saída de ambulâncias com feridos, na fronteira com o Egito. Foi isso que impediu a saída de 34 brasileiros a serem resgatados da região, pela fronteira de Rafah, nesta sexta-feira (10). A informação foi confirmada pelo embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas. 

Gaza: presença militar e bombardeios atrapalham saída de ambulâncias

Enquanto isso, no Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmou que a fronteira está fechada e só pode ser aberta para os estrangeiros resgatados se, antes, passarem os feridos. 

O chanceler Mauro Vieira detalhou a situação dos brasileiros em Gaza, nesta sexta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. O grupo de 34 brasileiros estava dividido em duas cidades do sul da Faixa de Gaza: 18, que já estavam em Rafah, na fronteira; e 16 em Khan Younes. Entre eles, está o brasileiro Hasan Rabee, que tem relatado o dia a dia de Gaza nas redes sociais. Ele divulgou imagens do momento em que o grupo foi levado de ônibus até Rafah. E, já na cidade, Hasan contou ter encontrado o portão da fronteira fechado. 

Como não conseguiu passar nesta sexta-feira, Hasan preferiu voltar para Khan Younes, a 10 quilômetros de Rafah, onde permaneceram os demais. O chanceler brasileiro informou, ainda, que a lista de brasileiros está nas mãos das autoridades da região, há cerca de 20 dias. E que mesmo assim teve cerca de quatro encontros com Israel, negociando a autorização dos resgatados. 

Depois que a passagem dos brasileiros acontecer, o avião presidencial, que aguarda no Egito, há quase 20 dias, parte para o Brasil, da cidade de Al Arish, a 50 quilômetros da Faixa de Gaza. Ao chegarem no país, pousam na capital Brasília. 

* Com colaboração de Gabriel Brum.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 10/11/2023 16:55:05. Última edição: 10/11/2023 16:55:05

Tags: Conflito No Oriente Médio Repatriados Brasileiros Em Gaza

Leia também:

Faixa de Gaza tem mais de 11 mil mortos desde início do conflito

Faixa de Gaza tem mais de 11 mil mortos desde início do conflito

Destes, mais de 4,5 mil são crianças, segundo o Ministério da Saúde local, que atualizou os números nesta sexta-feira (10).

Gaza: com fronteira fechada brasileiros retornam para abrigos

Gaza: com fronteira fechada brasileiros retornam para abrigos

Segundo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, existe um acordo que devem sair primeiro as ambulâncias com os feridos graves, só depois os estrangeiros.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi