Internacional

Gelo marinho na Antártica atinge menor tamanho já registrado

A informação alimenta o temor dos cientistas de que o impacto das mudanças climáticas, provocadas pela atividade humana, esteja aumentando no Pólo Sul.

O gelo marinho ao redor da Antártica atingiu o menor tamanho já registrado, desde que o monitoramento por satélite começou, em 1979.

Gelo marinho na Antártica atinge menor tamanho já registrado

A informação alimenta o temor dos cientistas de que o impacto das mudanças climáticas, provocadas pela atividade humana, esteja aumentando no Pólo Sul. Confira essa e outras notícias internacionais no nosso giro.

No último dia 10, o ápice de extensão do gelo foi o menor já registrado para o inverno, com 1 milhão km² a menos, área equivalente ao território da França. O gelo na Antártica regula o nível dos oceanos e o clima do planeta, porque reflete parte dos raios solares. Também é essencial para os animais da região. Este ano, cerca de nove mil filhotes de pinguins morreram porque o gelo derreteu antes que estivessem prontos para nadar.

Já a Agência Internacional de Energia afirmou, nesta terça-feira, que ainda é possível limitar o aumento da temperatura média global a 1,5 ºC Para isso, o mundo precisaria investir quase US$ 4,5 trilhões por ano em transição energética. Duas vezes e meia o montante que deve ser gasto este ano. Também seria preciso um corte de 75% nas emissões de metano até 2030. O que custaria o equivalente a apenas 2% do lucro líquido da indústria de petróleo e gás no ano passado.

Na Austrália, localidades remotas já começaram a votar no referendo que vai decidir se os povos originários serão reconhecidos na constituição do país. A votação nacional ocorre em 14 de outubro. Alvo de uma forte campanha de desinformação, a proposta deve ser rejeitada, de acordo com as mais recentes pesquisas de intenção de voto.

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos abriu um processo antitruste contra a Amazon.com, gigante do comércio online. Procuradores de 17 estados também assinam a ação, que vem após uma investigação de quatro anos. A empresa é acusada de práticas desleais e abuso de poder para dominar o mercado. Processos semelhantes já tinham sido movidos contra o Google e o Facebook. A Amazon afirmou que as práticas apontadas ajudaram a estimular a concorrência e a inovação, beneficiando consumidores e vendedores independentes que atuam na plataforma.

Nos Estados Unidos, pela primeira vez na história, um presidente em exercício se juntou a um piquete de trabalhadores em greve. Joe Biden esteve diante de um centro de distribuição da montadora GM no estado do Michigan, em apoio à greve do sindicato dos trabalhadores automotores, iniciada no dia 15. Ele declarou apoio à demanda de reajuste de 40%, em quatro anos. Biden aparece atrás do ex-presidente Donald Trump nas pesquisas de intenção de voto para a eleição do ano que vem. Nesta quarta, Trump também deve participar de um evento da categoria.

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Brasília / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 26/09/2023 20:40:11. Última edição: 26/09/2023 20:40:11

Tags: Gelo Marinho Antártica Austália Amazon

Leia também:

Cápsula espacial da Nasa coleta maior amostra de solo de asteroide

Cápsula espacial da Nasa coleta maior amostra de solo de asteroide

A cápsula foi trazida por uma espaçonave e liberada fora da atmosfera. Com o uso de um paraquedas, o dispositivo chegou ao deserto do estado americano de Utah. Os cientistas esperam que o material ajude na compreensão da origem universo e do nosso próprio planeta.

Lula assina acordos de defesa, educação e agricultura com Vietnã

Lula assina acordos de defesa, educação e agricultura com Vietnã

Presidente disse que aceitou convite para ir a Hanói, capital vietnamita, em 2024, celebrar os 35 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e o Vietnã.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi