Internacional

Giro de notícias destaca conflitos no Azerbaijão e na Palestina

No Haiti, o líder da gangue mais poderosa do país promoveu uma marcha na capital Porto Príncipe conclamando a população a sair as ruas contra o governo. E nos EUA, a Neuralink, Startup de implantes cerebrais do bilionário Elon Musk, informou ter recebido a aprovação para recrutar pacientes para os primeiros testes em humanos.

O Azerbaizão anunciou o fim da operação militar no território de Nagor, no Carabá, depois de uma rendição total dos separatistas Armênios. O que na prática analisa que a área voltaria ao controle de Bacu. Apesar de ser reconhecida internacionalmente como parte das Azerbaijão, de maioria muçulmana, a região tem uma população de origem Armênia e Cristã. O acordo foi anunciado pelo Ministério da Defesa do Azerbaijão.

Giro de notícias destaca conflitos no Azerbaijão e na Palestina

Os combatentes armênios concordaram em abandonar posições e entregar todas as armas e equipamentos. Nesta quarta-feira (20), antes do acordo, Bacu havia voltado a atacar a região em um segundo dia de operação. Na terça ao menos duas pessoas morreram e 23 ficaram feridas. Na capital da Armênia, em Erevan, centenas de manifestantes protestaram contra a rendição e exigiram que o governo fizesse mais para apoiar os separatistas.

No território Palestino de Gaza 18 mil trabalhadores estão impedidos de atravessar para o lado israelense. Prejuízo de cerca de U$2 milhões por dia para o enclave já empobrecido. Nos últimos dias os palestinos de Gaza tem promovido grandes protestos próximo a cerca com Israel. Hoje foi enterrado o jovem de 25 anos morto nessa terça durante medidas de contenção do exército israelense. Outras 11 pessoas ficaram feridas. Em Genina, na Cisjordânia, foram enterrados 4 palestinos mortos em uma operação israelense na noite anterior.

No Haiti, o líder da gangue mais poderosa do país promoveu uma marcha na capital Porto Príncipe conclamando a população a sair as ruas contra o governo. Jimmy Chérizier apelou abertamente pela derrubada armada do primeiro ministro Ariel Henrique que está no poder interinamente desde o assassinato do presidente haitiano Jovenion Moise, em 2021.

A Neura Link Startup de implantes cerebrais do bilionário Elon Musk informou ter recebido a aprovação para recrutar pacientes para os primeiros testes em humanos. Os chips serão implantandos primeiro em pessoas com paralisia em um estudo de 6 anos. Com a nova tecnologia, a empresa pretende tratar doenças como obesidade, autismo, depressão e esquizofrenia.

* Com informações da agência Reuters.

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter da TV Brasil - Brasília / Edição: Pedro Lacerda - 20/09/2023 19:45:05. Última edição: 20/09/2023 19:45:05

Tags: Giro De Notícias Conflitos Armados Implante Cerebral

Leia também:

Brasil amplia meta de redução de emissão de gases de efeito estufa

Brasil amplia meta de redução de emissão de gases de efeito estufa

"Nenhum país deve ter que escolher entre lutar contra o aquecimento global ou combater a fome ou a pobreza", disse a ministra Marina Silva em evento da ONU. "Todos temos um compromisso ético de fazer ambos”, afirmou.

ONG Médicos sem Fronteiras resgata 400 imigrantes no mar Mediterrâneo

ONG Médicos sem Fronteiras resgata 400 imigrantes no mar Mediterrâneo

O resgate de mais de 400 imigrantes,inclui 173 menores desacompanhados e sete mulheres grávidas. Eles foram levados para a cidade de Brindisi, no sul da Itália, seguindo determinação das autoridades do país.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi