Internacional

Giro de notícias destaca visita do Papa à França e crise migratória

Na Síria, milhares de pessoas voltaram a protestar contra o presidente, Bashar al Assad. Na Venezuela, conselho eleitoral anunciou que vai prestar assistência nas primárias que a oposição do país planeja realizar no dia 22 de outubro.

No próximo domingo é celebrado o dia mundial do migrante e do refugiado. O papa Francisco está em Marselha, segunda maior cidade da França para um evento dedicado à crise imigratória mundial. O Papa disse que as pessoas não deveriam se acostumar a ver imigrantes morrendo no mar como meros números. Em 2021,  Francisco referiu-se ao mediterrâneo como o maior cemitério da Europa. Calcula-se que desde2014 mais de 28 mil pessoas morreram tentando chegar ao continente. Enquanto isso, mais de 57 homens foram detidos pela guarda costeira espanhola depois de resgatados próximo a ilha de Gran Canárias, no Atlântico.

Giro de notícias destaca visita do Papa à França e crise migratória

Já nos Estados Unidos voltou a crescer o fluxo de travessias na fronteira com o México. Mais de 142 mil pessoas foram interceptadas pelas autoridades na primeira quinzena de setembro.

Na cidade síria de Sueida, no sul, milhares voltaram a protestar contra o presidente, Bashar al Assad. Assad está em visita a China, onde busca em romper mais de uma década de isolamento diplomático com o mundo. Do presidente Xi Jinping recebeu a promessa de ajuda econômica para reconstrução do país.

Para marcar o que chama de Semana Santa da Defesa o Irã promoveu uma parada militar em que exibiu o equipamentos como drones e plataformas móveis de lançamento de mísseis.

O conselho eleitoral da Venezuela anunciou que vai prestar assistência nas primárias que a oposição do país planeja realizar no dia 22 de outubro. A intenção é escolher um nome único para concorrer com o presidente Nicolás Maduro nas eleições gerais previstas para o ano que vem, mas ainda sem data.

* Com informações da agência Reuters.

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter da TV Brasil - Brasília / Edição: Pedro Lacerda - 22/09/2023 20:45:07. Última edição: 22/09/2023 20:45:07

Tags: Notícias Do Mundo Síria China Europa Refugiados Mortes

Leia também:

Giro de notícias destaca conflitos no Azerbaijão e na Palestina

Giro de notícias destaca conflitos no Azerbaijão e na Palestina

No Haiti, o líder da gangue mais poderosa do país promoveu uma marcha na capital Porto Príncipe conclamando a população a sair as ruas contra o governo. E nos EUA, a Neuralink, Startup de implantes cerebrais do bilionário Elon Musk, informou ter recebido a aprovação para recrutar pacientes para os primeiros testes em humanos.

Brasil amplia meta de redução de emissão de gases de efeito estufa

Brasil amplia meta de redução de emissão de gases de efeito estufa

"Nenhum país deve ter que escolher entre lutar contra o aquecimento global ou combater a fome ou a pobreza", disse a ministra Marina Silva em evento da ONU. "Todos temos um compromisso ético de fazer ambos”, afirmou.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi