Internacional

Governo do Brasil condena ataque a hospital em Gaza

País apela, mais uma vez, para implantação de corredores humanitários

O governo brasileiro divulgou nota nesta quarta-feira (18) condenando o bombardeio ao Hospital Ahli-Arab, na Faixa de Gaza, ocorrido na noite desta terça-feira (17), deixando centenas de mortos.

Na nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o Brasil “expressa condolências aos familiares das vítimas e manifesta sua solidariedade ao povo da Palestina”.

“O Brasil repudia nos mais fortes termos ataques a alvos civis, sobretudo a estruturas de saúde, e exorta as partes no conflito a cumprir suas obrigações perante o direito internacional humanitário”, diz.

O país apela, mais uma vez, para implantação de corredores humanitários, para fornecimento de água, comida, suplementos médicos, combustível e energia elétrica aos civis em Gaza.

Outro pedido é que os reféns, sob controle do grupo Hamas, sejam liberados, e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha possa “desempenhar suas funções de agente humanitário neutro”.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou nesta quarta-feira a proposta apresentada pelo governo brasileiro sobre o conflito que pedia pausas humanitárias aos ataques entre Israel e o Hamas para permitir entrada de ajuda na Faixa de Gaza.

Ataque aéreo

Um ataque aéreo atingiu o hospital, que fica ao norte de Gaza. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, 500 pessoas foram mortas e feridas no bombardeio.

Israel negou a autoria do ataque e culpou a Jihad Islâmica. Segundo as forças de segurança israelenses, o local foi atingido por um lançamento fracassado de um foguete da Jihad Islâmica.

O Hamas disse que a explosão na unidade de saúde matou pessoas deslocadas.

*Com informações da Reuters.

Por Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil* - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 18/10/2023 15:35:07. Última edição: 18/10/2023 15:35:07

Tags: Conflito No Oriente Médio Faixa De Gaza Palestina Israel Hamas Ataque A Hospital Em Gaza

Leia também:

Oriente Médio: 150 brasileiros aguardam ser repatriados

Oriente Médio: 150 brasileiros aguardam ser repatriados

Foram seis voos desde o dia 10, sendo que o último, com 221 brasileiros, deve chegar ao país na madrugada desta quinta, totalizando 1.137 brasileiros de volta ao país.

Itamaraty diz que impasse para retirar brasileiros de Gaza se mantém

Itamaraty diz que impasse para retirar brasileiros de Gaza se mantém

Cerca de 30 brasileiros estão divididos em dois grupos: um está na cidade Rafah a cerca de 1 km da fronteira e outro em Khan Yunis, a 10 km da fronteira.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi