Internacional

Governo manda avião presidencial para buscar brasileiros em Gaza

O acionamento foi feito com urgência para o resgate de 20 pessoas

O governo federal enviou nesta quinta-feira (12) a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República para resgatar brasileiros que estão em Gaza. O avião irá para Roma, na Itália, de onde aguardará autorização para ir ao Egito resgatar os brasileiros que pediram repatriação e estão no lado palestino do conflito no Oriente Médio.

Governo manda avião presidencial para buscar brasileiros em Gaza
© Gov.br/FAB

O acionamento foi feito em caráter de urgência. O objetivo é deslocar cerca de 20 brasileiros que estão em Gaza e manifestaram interesse em retornar ao Brasil.

Com capacidade para 40 passageiros, o avião presidencial foi cedido especialmente para a missão. A decolagem ocorreu na Base Aérea de Brasília, às 16h30. No caminho, a aeronave fará uma parada técnica em Cabo Verde e aterrissará em Roma por volta das 6h de sexta-feira (horário local).

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito, a partir de onde seria mais viável permitir aos brasileiros um retorno seguro.

Esta é a a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) enviada para atuar na Operação Voltando em Paz, que repatria brasileiros em Israel.  Ao todo, 494 brasileiros já foram deslocados desde o início da operação, levando em conta os dois voos que já aterrissaram no Brasil e o que está em deslocamento.

Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Sabrina Craide - 12/10/2023 17:40:13. Última edição: 12/10/2023 17:40:13

Tags: Conflito No Oriente Médio Avião Presidencial Gaza Operação Voltando Em Paz

Leia também:

ONU alerta que comida e água estão acabando rapidamente em Gaza

Programa Mundial de Alimentos pede que Israel e Egito criem corredores seguros para levar suprimentos para Gaza e garantir que o pessoal da ONU possa trabalhar com segurança na área.

“Há bombardeio para todo lado”, diz palestino-brasileiro em Gaza

“Há bombardeio para todo lado”, diz palestino-brasileiro em Gaza

Hasan Rabee relata que a família está vivendo sem água e sem luz, que há dificuldade em encontrar comida e que a maioria da população fica trancada dentro de casa.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi