ONU alerta que comida e água estão acabando rapidamente em Gaza
Programa Mundial de Alimentos pede que Israel e Egito criem corredores seguros para levar suprimentos para Gaza e garantir que o pessoal da ONU possa trabalhar com segurança na área.
O acionamento foi feito com urgência para o resgate de 20 pessoas
O governo federal enviou nesta quinta-feira (12) a aeronave VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República para resgatar brasileiros que estão em Gaza. O avião irá para Roma, na Itália, de onde aguardará autorização para ir ao Egito resgatar os brasileiros que pediram repatriação e estão no lado palestino do conflito no Oriente Médio.
© Gov.br/FAB
O acionamento foi feito em caráter de urgência. O objetivo é deslocar cerca de 20 brasileiros que estão em Gaza e manifestaram interesse em retornar ao Brasil.
Com capacidade para 40 passageiros, o avião presidencial foi cedido especialmente para a missão. A decolagem ocorreu na Base Aérea de Brasília, às 16h30. No caminho, a aeronave fará uma parada técnica em Cabo Verde e aterrissará em Roma por volta das 6h de sexta-feira (horário local).
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já entrou em contato ontem com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, para garantir uma passagem humanitária para os brasileiros fazerem a travessia entre Gaza e o Egito, a partir de onde seria mais viável permitir aos brasileiros um retorno seguro.
Esta é a a sexta aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) enviada para atuar na Operação Voltando em Paz, que repatria brasileiros em Israel. Ao todo, 494 brasileiros já foram deslocados desde o início da operação, levando em conta os dois voos que já aterrissaram no Brasil e o que está em deslocamento.
Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Sabrina Craide - 12/10/2023 17:40:13. Última edição: 12/10/2023 17:40:13
Tags: Conflito No Oriente Médio Avião Presidencial Gaza Operação Voltando Em Paz
Programa Mundial de Alimentos pede que Israel e Egito criem corredores seguros para levar suprimentos para Gaza e garantir que o pessoal da ONU possa trabalhar com segurança na área.
Hasan Rabee relata que a família está vivendo sem água e sem luz, que há dificuldade em encontrar comida e que a maioria da população fica trancada dentro de casa.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.