Internacional

Governo quer retirar 30 brasileiros da Faixa de Gaza por via terrestre

Segundo o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, isso será possível, saindo de Rafah, região que faz fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Por isso, destacou que aguarda um posicionamento das autoridades egípcias.

Enquanto o governo federal aguarda a chegada do segundo voo de resgate de brasileiros em território israelense, outra preocupação é retirar, via terrestre, 30 brasileiros na Faixa de Gaza. Segundo o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, isso será possível, saindo de Rafah, região que faz fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Por isso, destacou que aguarda um posicionamento das autoridades egípcias.

Governo quer retirar 30 brasileiros da Faixa de Gaza por via terrestre

Em mensagem de apelo à ONU, nesta quarta-feira (11), o presidente Lula pediu “união pelo fim do que chama de “a mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio”. Lula defendeu que o “Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias” e que “Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito”.

O secretário de África e de Oriente Médio do Itamaraty, embaixador Carlos Duarte, informou que ainda não tem informações oficiais sobre a possível existência de brasileiros reféns, conforme divulgado em vídeo oficial de Israel.

Durante conversa com jornalistas, nesta quarta-feira, o embaixador foi perguntado se o governo brasileiro considera o grupo Hamas terrorista. A informação de Carlos Duarte é que o Brasil vai seguir a definição do Conselho de Segurança da ONU, órgão que o Brasil está presidindo, este mês.

De acordo com o Itamaraty, a prioridade do governo do Brasil é com os não residentes, turistas, principalmente idosos, grávidas e crianças. Atualmente a lista de brasileiros a serem repatriados tem mais de 2.700 nomes. No entanto, o diretor do Departamento Consular, ministro Aloysio Gomide Filho, destacou que esse número é muito variável, porque há registros duplicados e também há pessoas que conseguiram embarcar sem mesmo entrarem no documento.

O governo brasileiro criou um plantão para atender brasileiros interessados em sair da região em conflito. O telefone é 61 98260-0610.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista - 11/10/2023 17:20:04. Última edição: 11/10/2023 17:20:04

Tags: Repatriados Israel Hamas Conflito Israel-Hamas Faixa De Gaza

Leia também:

Bombardeios israelenses em Gaza matam ao menos 11 funcionários da ONU

Agência da organização divulgou ainda que 30 estudantes também morreram e oito menores ficaram feridos na sequência de ataques no território palestino.

Conflito é capítulo da guerra desde 1948, diz embaixador palestino

Conflito é capítulo da guerra desde 1948, diz embaixador palestino

Ibrahim Alzeben pediu o fim imediato dos bombardeios à Faixa de Gaza e responsabilizou as potências ocidentais por permitirem que Israel não desrespeitasse os limites territoriais da Palestina.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi