Bombardeios israelenses em Gaza matam ao menos 11 funcionários da ONU
Agência da organização divulgou ainda que 30 estudantes também morreram e oito menores ficaram feridos na sequência de ataques no território palestino.
Segundo o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, isso será possível, saindo de Rafah, região que faz fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Por isso, destacou que aguarda um posicionamento das autoridades egípcias.
Enquanto o governo federal aguarda a chegada do segundo voo de resgate de brasileiros em território israelense, outra preocupação é retirar, via terrestre, 30 brasileiros na Faixa de Gaza. Segundo o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, isso será possível, saindo de Rafah, região que faz fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Por isso, destacou que aguarda um posicionamento das autoridades egípcias.
Em mensagem de apelo à ONU, nesta quarta-feira (11), o presidente Lula pediu “união pelo fim do que chama de “a mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio”. Lula defendeu que o “Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias” e que “Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito”.
O secretário de África e de Oriente Médio do Itamaraty, embaixador Carlos Duarte, informou que ainda não tem informações oficiais sobre a possível existência de brasileiros reféns, conforme divulgado em vídeo oficial de Israel.
Durante conversa com jornalistas, nesta quarta-feira, o embaixador foi perguntado se o governo brasileiro considera o grupo Hamas terrorista. A informação de Carlos Duarte é que o Brasil vai seguir a definição do Conselho de Segurança da ONU, órgão que o Brasil está presidindo, este mês.
De acordo com o Itamaraty, a prioridade do governo do Brasil é com os não residentes, turistas, principalmente idosos, grávidas e crianças. Atualmente a lista de brasileiros a serem repatriados tem mais de 2.700 nomes. No entanto, o diretor do Departamento Consular, ministro Aloysio Gomide Filho, destacou que esse número é muito variável, porque há registros duplicados e também há pessoas que conseguiram embarcar sem mesmo entrarem no documento.
O governo brasileiro criou um plantão para atender brasileiros interessados em sair da região em conflito. O telefone é 61 98260-0610.
Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo/ Renata Batista - 11/10/2023 17:20:04. Última edição: 11/10/2023 17:20:04
Tags: Repatriados Israel Hamas Conflito Israel-Hamas Faixa De Gaza
Agência da organização divulgou ainda que 30 estudantes também morreram e oito menores ficaram feridos na sequência de ataques no território palestino.
Ibrahim Alzeben pediu o fim imediato dos bombardeios à Faixa de Gaza e responsabilizou as potências ocidentais por permitirem que Israel não desrespeitasse os limites territoriais da Palestina.
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.