Internacional

Governo quer retirar 900 brasileiros de Israel até sábado (14)

Até o momento, 1.700 manifestaram interesse em retornar

O governo brasileiro pretende retirar 900 cidadãos que estão em Israel e na Palestina até sábado (14), com prioridade para quem mora no Brasil ou não tem passagem aérea de volta. A informação é do comandante da Aeronáutica Marcelo Damasceno.  

Até o momento, 1.700 brasileiros manifestaram interesse em retornar por causa do conflito entre o Hamas e Israel. A maioria é de turista.  

O Ministério das Relações Exteriores recomenda que aqueles que têm ou que tenham condições de adquirir passagens aéreas, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar.   

Vale lembrar que foram reservadas seis aeronaves para a retirada dos brasileiros. O segundo avião da FAB, também um KC-30, com capacidade para 230 passageiros, decolou na tarde dessa segunda-feira (19) da Base Aérea aqui de Brasília rumo a Roma, na Itália. De lá, segue para Tel Aviv, em Israel. O primeiro KC-30 partiu no domingo.   

Segundo o comandante Marcio Damasceno, de hoje até sábado, será um voo diário com brasileiros, sempre ao meio-dia, horário aqui de Brasília, 18H, lá no horário de Tel Aviv.  

Em relação aos brasileiros que estão na Faixa de Gaza, o governo prepara um plano de retirada, coordenado pela Embaixada do Brasil no Egito. O Escritório de Representação em Ramala segue em contato então com esses brasileiros.   

O Itamaraty estima que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em localidades na zona de conflito. Já em Israel, a embaixada brasileira já tinha reunido, até o domingo (8), informações de cerca de mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar.   

* Com informações da Agência Brasil

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Renata Batista - 10/10/2023 10:05:04. Última edição: 10/10/2023 10:05:04

Tags: Israel Hamas Conflito No Oriente Médio Conflito Israel-Hamas Repatriação

Leia também:

Israel: Itamarty confirma morte de brasileiro que estava desaparecido

Israel: Itamarty confirma morte de brasileiro que estava desaparecido

Ranani Nidejelski Glazer, de 24 anos, estava na festa rave Universo Paralello, que ocorria próximo à Faixa de Gaza, quando o grupo Hamas promoveu ataques violentos.

Líder do Irã nega envolvimento do seu país no ataque do Hamas a Israel

Ayatollah Ali Khamenei disse, em Terrã, que Israel “sofreu fracasso irreparável nos campos militar e de informação”.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi