Internacional

Grupo de 47 brasileiros e familiares consegue deixar a Faixa de Gaza

Avião que os trará de volta ao Brasil já está a caminho do Egito

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou na tarde deste sábado que 47 brasileiros e familiares próximos conseguiram cruzar a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Segundo o Itamaraty, o grupo se deslocará para a capital egípcia, acompanhado por equipe da Embaixada do Brasil no Cairo.

Grupo de 47 brasileiros e familiares consegue deixar a Faixa de Gaza
© Força aérea/Divulgação

"Após pernoite, o grupo deverá deixar, amanhã, o Egito, a bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira. Este será o 11º voo da Operação Voltando em Paz. O retorno está previsto para o domingo, com destino à Base Aérea de Brasília. No total, desde 10 de outubro, 1524 brasileiros e familiares próximos terão sido retirados da região de conflito", afirma o ministério em comunicado oficial.

Os 47 fazem parte de uma lista de 102 brasileiros e familiares próximos apresentada aos governos envolvidos para autorização da saída da Faixa de Gaza. Entretanto, 24 tiveram sua saída denegada, incluindo sete brasileiro-palestinos.

O Itamaraty detalha que, dos 78 previstos na lista autorizada, cruzaram a fronteira de Rafah em direção ao Egito 11 binacionais brasileiro-palestinos e 36 palestinos; Entre eles há 27 menores, 16 mulheres (duas idosas) e quatro homens adultos.

Por Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Vinicius Lisboa - 09/12/2023 16:35:10. Última edição: 09/12/2023 16:35:10

Tags: Conflito No Oriente Médio Faixa De Gaza Egito Itamaraty Ministério Das Relações Exteriores

Leia também:

Maduro admite diálogo com Guiana, mas depois volta a elevar o tom

Maduro admite diálogo com Guiana, mas depois volta a elevar o tom

Em postagens no X, Maduro diz que “autoridades da Guiana revogaram o acordo de Genebra”, e que o país vizinho ameaça construir uma base militar para o Comando Sul dos Estados Unidos.

EUA permitem venda emergencial de munição para Israel

Defensores dos direitos humanos expressaram preocupação com a venda das munições alegando que não está alinhada com esforços de Washington em pressionar Israel a minimizar vítimas civis.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi