Internacional

Hamas propõe troca de reféns por todos os palestinos presos por Israel

Grupo sequestrou cerca de 200 pessoas e as mantém prisioneiras

O líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinouar, disse neste sábado (28) que estava pronto para concluir “imediatamente” uma troca dos reféns que o movimento palestino detém por “todos os prisioneiros palestinios” detidos por Israel.

“Estamos prontos para concluir imediatamente uma troca para libertar todos os prisioneiros nas prisões do inimigo sionista em troca de todos os reféns nas mãos da resistência”, declarou Sinouar num comunicado divulgado pelo movimento Hamas.

No ataque que deu início à guerra contra Israel, o grupo palestino sequestrou cerca de 200 pessoas, além de ter matado 1,4 mil. Desde então, Israel tem realizados ataques cada vez mais intensos à Faixa de Gaza, região da Palestina controlada pelo Hamas. Mais de 7 mil civis palestinos já morreram com a guerra.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse à imprensa hoje que os esforços para garantir a libertação de dos reféns continuarão mesmo durante a ofensiva terrestre contra o Hamas em Gaza.

Questionado se os contatos para libertar os reféns continuariam mesmo durante a ofensiva terrestre, Netanyahu respondeu: “sim”.

Sobre a proposta de troca de reféns por prisioneiros palestinos, ele disse que foi discutida no gabinete de guerra israelense, mas se recusou a entrar em detalhes, dizendo que revelar seria contraproducente. 

*Com agências RTP e Reuters

 

Por Agência Brasil* - Rio de Janeiro / Edição: Vinicius Lisboa - 28/10/2023 17:40:23. Última edição: 28/10/2023 17:40:23

Tags: Conflito No Oriente Médio

Leia também:

Netanyahu anuncia início da operação terrestre em Gaza

Netanyahu anuncia início da operação terrestre em Gaza

O primeiro-ministro israelense fez uma coletiva de imprensa neste sábado para falar sobre a ação militar. Ele nega que o país esteja cometendo crimes contra a humanidade. Nesta sexta-feira, a ONU aprovou uma resolução que condena as ações tanto de Israel como do Hamas.

Embaixada do Brasil na Palestina entra em contato com brasileiros

Embaixada do Brasil na Palestina entra em contato com brasileiros

São 34 pessoas na palestina que buscam formas de ir para o Brasil: 24 brasileiros, sete palestinos em processo de imigração e três que possuem familiares brasileiros.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi