Internacional

História Hoje: Massacre de Budy completa 80 anos

Com golpes de varas, machados e coronhadas de fuzil, 90 mulheres judias de origem francesa perderam a vida, no dia 5 de outubro de 1942, em uma prisão feminina no subcampo de Budy, parte do complexo de Auschwitz, em uma região da Polônia anexada pelos alemães.

Com golpes de varas, machados e coronhadas de fuzil, 90 mulheres judias de origem francesa perderam a vida, no dia 5 de outubro de 1942, em uma prisão feminina no subcampo de Budy, parte do complexo de Auschwitz, em uma região da Polônia anexada pelos alemães. A tragédia ficou conhecida como Massacre de Budy.

Parte do maior complexo de campos de concentração nazistas, a unidade feminina do subcampo de Budy foi fundada em junho de 1942 como um ato de punição coletiva após a fuga de uma polonesa. As prisioneiras eram constantemente submetidas a castigos físicos, trabalho escravo e estupros. Para dormir, compartilhavam beliches e cobertores ou adormeciam no chão. Passavam fome e frio. A primeira refeição só era servida ao meio-dia. As mulheres recebiam um chá e um pedaço de pão com margarina ou geleia. E, à noite, uma sopa rala.

Alguns registros mostram que, naquela noite, houve o início de um motim. Um dos documentos descreve como “uma revolta instigada por prisioneiras na tentativa de aterrorizar e sair do campo”. Outro depoimento diz que uma guarda teria visto uma prisioneira voltar do banheiro com uma pedra na mão e gritou pedindo socorro, dizendo que tinha sido agredida.

A partir daí, começou o massacre contra as judias francesas. Além das agressões físicas praticadas pelo contingente nazista, algumas mulheres foram jogadas no sótão do prédio. Aquelas que sobreviveram e ficaram feridas foram assassinadas no dia seguinte.

De acordo com o Museu do Holocausto, “o regime nazista frequentemente submetia as mulheres, judias e não judias, a brutais perseguições” por conta do gênero.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo

Agência Brasil / Por Sheily Noleto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista - 07/10/2022 16:04:53. Última edição: 07/10/2022 16:04:53

Tags: História Hoje Segunda Guerra Mundial Holocausto

Leia também:

Após destruição em Cuba, furacão Ian atinge a costa dos Estados Unidos

O furacão atingiu a costa sudoeste da Flórida, nos Estados Unidos, por volta das 16h30, no horário de Brasília, com velocidade de 241 quilômetros por hora.

Missão DART: Nasa faz primeiro teste de defesa planetária da história

Missão DART: Nasa faz primeiro teste de defesa planetária da história

O alvo da missão é o asteroide Dimorphos, que faz parte de um sistema duplo, e orbita, como se fosse um satélite, um outro asteroide maior batizado de Didymos.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi