Internacional

Irã alerta para espiral fora do controle; EUA buscam ajuda para civis

Aumento da ofensiva israelense preocupa comunidade internacional

Neste sábado, a representação do Irã nas Nações Unidas disse que se Israel não for parado, a situação no Oriente Médio vai sair de controlo e ter um efeito de ricochete em outras partes da região. "Se os crimes e o genocídio de guerra de apartheid de Israel não forem parados, a situação pode entrar numa espiral fora de controle e levar a consequência muito maiores - e a responsabilidade irá parar sobre as Nações Unidas e os estados que controlam o Conselho de Segurança", afirmou a representação. 

Já o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que trabalha com a ONU e países do Oriente Médio para garantir aos civis na Faixa de Gaza acesso a água, alimentos e cuidados médicos.

"O Presidente Biden afirmou o seu apoio a todos os esforços para proteger os civis", afirmou a Casa Branca, num comunicado relativo a uma conversa telefónica entre os dois líderes, Joe Biden e Benjamin Netanyahu.

O movimento islamita Hamas lançou no sábado passado um ataque surpresa contra Israel, com milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias infraestruturas do Hamas na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

Os ataques já provocaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel está "em guerra" com o Hamas e conta com reforço de armamento enviado pelos EUA.

 

Agência Brasil / Por Agência Lusa - Lisboa - 14/10/2023 20:05:19. Última edição: 14/10/2023 20:05:19

Tags: Conflito No Oriente Médio Israel Hamas Irã EUA

Leia também:

Israel ataca alvos na Síria após alerta aéreo nas Colinas de Golã

Israel ataca alvos na Síria após alerta aéreo nas Colinas de Golã

Exército teria reagido a ofensiva de fações ligadas ao Hezbollah e agora analisa incursões aéreas a partir do Líbano.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi