Internacional

Israel: 2º avião com brasileiros chega na madrugada desta quinta-feira

São 214 pessoas, além de um cachorro e três gatos, que chegam à base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 3 horas da manhã. E uma terceira aeronave da FAB deve decolar de Tel Aviv para o Brasil nesta quinta-feira.

O 2º avião trazendo brasileiros de Israel já saiu da cidade de Tel Aviv e chega ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (12).

Israel: 2º avião com brasileiros chega na madrugada desta quinta-feira

São 214 pessoas, além de um cachorro e três gatos, que chegam à base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 3 horas da manhã. E uma terceira aeronave da FAB deve decolar de Tel Aviv para o Brasil nesta quinta-feira. Um quarto avião já está a caminho de Roma, capital da Itália, seguindo depois também para Israel.

Sobre a retirada, por terra, dos brasileiros da Faixa de Gaza, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quarta-feira (11) que isso será possível, saindo de Rafah, fronteira com Egito. Por isso, destacou que aguarda um posicionamento das autoridades egípcias.

A ideia é sair da fronteira de ônibus até a capital Cairo. E de lá, pegarem o avião para o Brasil. Segundo o Itamaraty, inicialmente, o governo brasileiro está dando prioridade de retirada para não residentes, turistas, principalmente idosos, grávidas e crianças.

Nas redes sociais, nesta quarta-feira, o presidente Lula pediu “união pelo fim do que chama de “a mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio”.

Lula defendeu que o “Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias” e que “Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito”.

O presidente Lula também conversou por telefone com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed, nesta quarta-feira. Os dois líderes reconheceram a importância da ajuda humanitária de ambos os países, e a necessidade de se concentrar em aliviar o sofrimento das comunidades afetadas pelos bombardeios recentes. Em um esforço para evitar uma escalada adicional da situação, concordaram em trabalhar em conjunto para promover a paz e a estabilidade na região.

O Ministro Mauro Vieira informou que vai a Nova York nesta quinta-feira para participar de reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, convocada pelo Brasil para a sexta-feira. O tema é a situação na Faixa de Gaza. O Brasil preside o Conselho de Segurança no mês de outubro.

O governo brasileiro criou um plantão para atender brasileiros interessados em sair da região em conflito. O telefone é 61 98260-0610. Além disso, a gente lembra que a lista de interessados na repatriação pode ser encontrada do Ministério das Relações Exteriores: GOV.BR/MRE

O Ministério das Relações Exteriores reitera a orientação no sentido de todos os brasileiros que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, perto de Tel Aviv.

Agência Brasil / Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Alessandra Esteves - 11/10/2023 20:25:04. Última edição: 11/10/2023 20:25:04

Tags: Avião Brasileiros Tel Aviv Conflito Oriente Médio

Leia também:

Novo terremoto atinge oeste do Afeganistão nesta quarta-feira

Novo terremoto atinge oeste do Afeganistão nesta quarta-feira

A ONU acredita que os terremotos atingiram mais de 12 mil pessoas. Os esforços de socorro e salvamento têm sido dificultados pelas infraestruturas em ruínas por causa das décadas de guerra e à falta de ajuda externa, desde que os Talibãs assumiram o poder.

Saiba quem são os envolvidos no conflito entre Israel e Hamas

O embate iniciou na década de 1940, quando o fluxo migratório de judeus alterou a composição demográfica na região, gerando atritos entre a nova população e os árabes-palestinos.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi