Internacional

Israel amplia ataques na Faixa de Gaza após trégua de uma semana

Militares avançam por terra pelo sul e ordenam a retirada da população em parte da principal cidade da região. Antes concentrada no norte, a ofensiva israelense agora segue para o sul.

Na guerra no Oriente Médio o exército israelense ampliou os ataques pra toda a Faixa de Gaza depois da trégua de uma  semana. Militares avançam por terra pelo sul e ordenam a retirada da população em parte da principal cidade da região. Antes concentrada no norte, a ofensiva israelense agora segue para o sul.

Israel amplia ataques na Faixa de Gaza após trégua de uma semana

Nesta segunda-feira (4) militares deram novas ordens para que moradores saíssem de cerca de 20 áreas da Faixa de Gaza. No domingo o exército determinou a retirada imediata de residentes de vários bairros de Khan Yunis, no sul, para onde muita gente do norte havia fugido.

Agora o novo destino deles é a cidade de Rafat, perto da fronteira com o Egito. Israel afirma que está definindo locais seguros para os civis. Mas funcionários da ONU e moradores dizem que é difícil atender a essas orientações em tempo real, por causa do acesso irregular à internet.

Além da ofensiva por terra, Israel continua com ataques aéreos e disse ter atingido 200 alvos do Hamas em toda a Faixa de Gaza nesta segunda-feira. Hoje palestinos reviravam escombros em busca de sobreviventes em Rafat, numa área que eles consideravam segura. O local foi bombardeado.

Desde o início da guerra, quase 16 mil palestinos, 70% deles mulheres e crianças foram mortos em ataques. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, a controlado pelo Hamas, um dos poucos hospitais que ainda funcionam em Rafat está passando por dificuldades.

O gerente do local diz que a situação é catastrófica por causa do aumento da população na região e a extrema necessidade de medicamentos, alimentos e água. Em Israel, 140 pombos Correio foram soltos perto da entrada de uma das comunidades mais atingidas pelo ataque do Hamas em 7 de outubro. A iniciativa foi para simbolizar a esperança de retorno dos mais de 100 reféns que estão em poder do Hamas.

Agência Brasil / Por Patrícia Maia - Repórter da TV Brasil - Brasília - 04/12/2023 21:45:13. Última edição: 04/12/2023 21:45:13

Tags: Conflito No Oriente Médio Ofensiva Israelense Faixa De Gaza

Leia também:

Venezuelanos apoiam criação de novo estado na fronteira com a Guiana

Venezuelanos apoiam criação de novo estado na fronteira com a Guiana

O referendo tem caráter consultivo por o resultado não autoriza a Venezuela a anexar a região. Mas foi uma forma de o governo tentar apoio para reivindicar o território do país vizinho.

Embaixadora brasileira afirma que acordo UE e Mercosul pode estar

Embaixadora brasileira afirma que acordo UE e Mercosul pode estar

A embaixadora Gisele Padovam, do Ministério das Relações Exteriores, destacou a importância de ouvir a sociedade no processo de integração entre os países do Mercosul e que a retomada da Cúpula Social de forma presencial, que começou nesta segunda-feira (4), no Rio de Janeiro, privilegia esse espaço. Durante a abertura da Cúpula, a ministra substituta do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiavelli, lembrou que há desafios compartilhados entre os povos dos países que formam o bloco.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi