Internacional

Israel declara estado de alerta de guerra após ataque do Hamas

Até o momento, são contabilizados 22 mortos e mais de 500 feridos

Israel decretou o Estado de Alerta de Guerra depois de ter sido alvo de um ataque do Hamas, grupo palestino, que diz ter disparado cinco mil foguetes. O líder do braço armado do Hamas confirmou neste sábado (7) que o grupo lançou uma nova operação militar contra Israel.

Israel declara estado de alerta de guerra após ataque do Hamas

O ministério da Saúde de Israel confirma pelo menos 22 mortos e mais de 500 feridos até o momento. Entre as vítimas está o chefe do Conselho Regional de Shaar HaNegev, em Israel. Segundo a contagem da agência espanhola Europa Press, a operação Tempestade Al-Aqsa, desencadeada pelo Hamas, causou pelo menos seis mortos e 200 feridos.

A operação começou com "o lançamento de mais de 5 mil foguetes em direção ao coração de Telavive", anunciou Mohamed Deif, comandante das Brigadas de Al-Qasam, do Hamas, numa rara declaração pública, divulgada pela agência de notícias palestina Maan.

O Estado hebraico diminuiu o número de foguetes para 2,2 mil, mas o certo é que milicianos palestinianos armados conseguiram penetrar no sul de Israel, por terra, mar e ar, em pelo menos sete localizações.

Israel respondeu de imediato com a operação Espadas de ferro e dezenas de aviões de combate começaram a bombardear vários pontos da Faixa de Gaza, causando um número ainda indeterminado de vítimas.

Israel já declarou o estado de guerra e ordenou a mobilização dos reservistas, enquanto as sirenes continuam a soar continuamente em várias partes do país - incluindo Telavive e Jerusalém, ao mesmo tempo que as milícias de Gaza continuam a lançar foguetes.

Em Jerusalém, os civis deixaram as ruas desertas, muitos deles abrigaram-se em bunker, enquanto numerosas tropas patrulham e inspecionam minuciosamente ruas, parques e estacionamentos de centros comerciais.


 

Agência Brasil / Por Mariana Ribeiro Soares - Repórter da RTP* - Lisboa - 07/10/2023 08:35:09. Última edição: 07/10/2023 08:35:09

Tags: Israel Palestino Ataque Guerra Hamas

Leia também:

Ataque a academia militar na Síria deixa pelo menos 89 mortos

Ataque a academia militar na Síria deixa pelo menos 89 mortos

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros sírio lamentou que o ataque seja mais um exemplo da "abordagem terrorista brutal e sangrenta" sofrida pela população há anos.

Brasil sediará próxima reunião da Junta Interamericana de Agricultura

Brasil sediará próxima reunião da Junta Interamericana de Agricultura

O México chegou a anunciar sua disposição de sediar a reunião, mas abriu mão diante do apoio de diversos estados-membros do ICCA à candidatura brasileira.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi