Internacional

Itamaraty anuncia embaixador extraordinário para Mudança do Clima

Cargo foi recriado pelo presidente Lula

O Ministério das Relações Exteriores anunciou hoje (17) o diplomata Luiz Alberto Figueiredo Machado como embaixador extraordinário para Mudança do Clima.

Itamaraty anuncia embaixador extraordinário para Mudança do Clima
© Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O cargo foi recriado pela gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre 2007 e 2010, foi ocupado pelo embaixador Sergio Barbosa Serra.

Ex-ministro de Relações Exteriores no governo de Dilma Rousseff, Figueiredo vai coordenar a candidatura do Brasil para sediar a 30ª Conferência das Partes (COP 30) na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), que será realizada em 2025

“O embaixador Figueiredo deverá complementar a representação de alto nível do Brasil em eventos internacionais, bem como contribuir para a divulgação do engajamento brasileiro no combate à mudança do clima”, diz o Itamaraty, em nota.  

Figueiredo é diplomata de carreira desde 1980. Foi representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas e chefiou as embaixadas do Brasil no Catar, em Portugal e nos Estados Unidos. Na área de mudança do clima, ocupou as funções de chefe da Divisão de Política Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (2002-2004), de diretor do Departamento do Meio Ambiente e Temas Especiais (2005-2011) e de subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia (2011-2013).

Em 1º de janeiro, o Itamaraty criou a Secretaria de Clima, Energia e Meio Ambiente, responsável por formular e coordenar as posições brasileiras nas negociações internacionais em mudança do clima.

Por Carolina Pimentel – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fábio Massalli - 17/02/2023 18:40:07. Última edição: 17/02/2023 18:40:07

Tags: Embaixador Extraordinário Para Mudança Do Clima Itamaraty Ministério Das Relações Exteriores Luiz Figueiredo Machado COP 30

Leia também:

Lula e presidente da Comissão Europeia falam sobre acordo Mercosul-UE

Lula e presidente da Comissão Europeia falam sobre acordo Mercosul-UE

Em conversa por telefone com Ursula von der Leyen, o combate ao desmatamento também foi pauta. No Twitter, Ursula disse estar ansiosa para visitar o Brasil em breve.

China diz que balões dos EUA sobrevoaram Tibete e Xinjiang

“Sem aprovação das autoridades chinesas, balões voaram ilegalmente pelo menos dez vezes sobre o espaço territorial, disse porta-voz. Governo norte-americano contesta.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi