Internacional

Junho foi o mês mais quente já registrado no mundo

A temperatura média global ficou cerca de 0,5 °C acima da média registrada entre 1991 e 2020. O recorde anterior era de 2019. O verão no hemisfério norte foi turbinado pelas mudanças climáticas e pelo fenômeno El Nino, que provoca o aumento da temperatura do Oceano Pacífico.

O mês passado foi o junho mais quente já registrado globalmente. A informação foi divulgada hoje pelo serviço de mudanças climáticas Copernicus, ligado a União Europeia. A temperatura média global ficou cerca de 0,5 °C acima da média registrada entre 1991 e 2020. O recorde anterior era de 2019. O verão no hemisfério norte foi turbinado pelas mudanças climáticas e pelo fenômeno El Nino, que provoca o aumento da temperatura do Oceano Pacífico.

O presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, afirmou, hoje, que o líder do grupo mercenário Wagner, o russo Yevgeny Prigozhin, não estava mais no país. No final do mês passado, para colocar fim ao motim do grupo, que tentou destituir o comando das forças armadas russas, Lukashenko intermediou um acordo entre o Kremlin e os mercenários que previa que Prigozhin se exilaria na Bielorrússia.

O presidente bielorrusso disse que Prigozin deve estar de volta à Rússia. O Kremlin disse que não rastreia mais os movimentos do mercenário. Na noite dessa quarta-feira, a tv estatal russa exibiu imagens do que seria uma operação policial na época do motim em um escritório e uma mansão, ambos supostamente de Prigozhin, onde foram encontrados dinheiro, ouro, armas e até um helicóptero.

Na África do Sul, chega a 17 o número de mortos em um vazamento de gás tóxico em uma favela na cidade de Boksburg, próxima a Joanesburgo. A suspeita é que o gás estava sendo usado em um garimpo ilegal de ouro no meio da comunidade.

No México, 29 pessoas morreram e 19 ficaram feridas em um acidente de ônibus. O veículo viajava da capital do país para o estado de Oaxaca e caiu em uma ribanceira. 

Em Hong Kong, o legislativo reduziu drasticamente os assentos que são escolhidos por voto direto nas eleições distritais. Os eleitos vão passar de 452 para 88, cerca de 20% do total. A medida sufoca ainda mais os remanescentes da oposição democrática na ex-colônia britânica, que passou a ser subordinada a uma lei de segurança nacional imposta pela China em 2020.

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Nova York / Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves - 06/07/2023 21:45:10. Última edição: 06/07/2023 21:45:10

Tags: Rússia El Nino África Do Sul México Hong Kong

Leia também:

Comissão aprova ex-chanceler Carlos França para embaixada no Canadá

Nome de França foi aprovado por 11 votos a favor e nenhum contrário e segue para votação em plenário. A indicação foi feita pelo presidente Lula.

Nos Estados Unidos ao menos 14 pessoas morreram em tiroteios em massa

O mais recente caso foi na cidade de Shreveport, Louisiana, onde quatro pessoas morreram e sete ficaram feridas em um ataque durante uma celebração do Dia da Independência, nessa terça.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi