Forças ucranianas e russas travam violentas batalhas
Exército ucraniano afirmou que as forças russas estão continuando os ataques para capturar Bakhmut, posição estratégica da Ucrânia na região oriental de Donetsk.
Rússia afirma que há nervosismo crescente dentro da Otan
O Kremlin disse hoje (23) que o povo ucraniano sofrerá se o Ocidente enviar tanques para apoiar Kiev, enquanto a questão sobre se os tanques Leopard, de fabricação alemã, serão transferidos para a Ucrânia continuava sem solução.
Os Estados Unidos e seus aliados não conseguiram, durante as conversações da semana passada na Alemanha, convencer Berlim a fornecer seus tanques de batalha Leopard para a Ucrânia, uma exigência de Kiev ao tentar dar um novo impulso em sua luta contra as forças russas.
Berlim disse que, caso se chegasse a um consenso, permitiria aos aliados transferir os Leopards de seus próprios arsenais para a Ucrânia. Mas mesmo isso parecia ser inconclusivo.
Perguntado sobre o assunto em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que as divisões na Europa sobre o fornecimento de tanques para Kiev mostraram que havia um "nervosismo" crescente dentro da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
"Mas é claro que todos os países que participam, direta ou indiretamente, do envio de armas à Ucrânia e do aumento de seu nível tecnológico são responsáveis (pela continuação do conflito)", acrescentou Peskov.
"O principal é que é o povo ucraniano é quem pagará o preço por todo esse pseudo apoio", disse ele.
O primeiro-ministro da Polônia, Mateusz Morawiecki, disse hoje que seu país poderia enviar tanques Leopard para a Ucrânia como parte de uma coalizão de países, mesmo sem a permissão da Alemanha.
A Alemanha não se colocaria no caminho se a Polônia enviasse seus tanques Leopard 2, de fabricação alemã, para a Ucrânia, disse a ministra das Relações Exteriores alemã, Annalena Baerbock, em uma entrevista ao canal de televisão francês LCI.
Agência Brasil / Por agência Reuters - Moscou - 23/01/2023 08:29:27. Última edição: 23/01/2023 08:29:27
Tags: Ucrânia Rússia Alemanha Otan
Exército ucraniano afirmou que as forças russas estão continuando os ataques para capturar Bakhmut, posição estratégica da Ucrânia na região oriental de Donetsk.
Após três anos fora do grupo, o Brasil volta a fazer parte do bloco composto por 32 países, a Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos)
Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública
O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.