Internacional

Líder de golpe militar toma posse como presidente interino no Gabão

Na cerimônia de posse, realizada em Libreville, capital do Gabão, o general Oligui Nguema prometeu devolver o poder aos civis por meio de eleições livres e transparentes. Ele também anunciou a anistia aos opositores ao regime e uma nova constituição.

Tomou posse no Gabão, nessa segunda-feira (4), como presidente interino, o general Oligui Nguema, líder do exército que deu um golpe militar no país, alegando fraude nas eleições. 

Líder de golpe militar toma posse como presidente interino no Gabão

No final de agosto, o presidente deposto, Ali Bongo, havia vencido a disputa para um terceiro mandato, o que estenderia para seis décadas o domínio político de uma mesma família no Gabão, país localizado na África Central, com mais de 2,3 milhões de habitantes e exportador de minérios e petróleo. 

Na cerimônia de posse, realizada em Libreville, capital do Gabão, o general Oligui Nguema prometeu devolver o poder aos civis por meio de eleições livres e transparentes. Ele também anunciou a anistia aos opositores ao regime e uma nova constituição. 

Imagens da televisão gabonesa mostram autoridades e a população aplaudindo a posse.  

Em entrevista à televisão francesa, Albert Ondo Ossa, político da oposição que disputou a eleição anulada, chamou todo esse processo de uma "revolução de palácio", pois o novo líder empossado, Oligui Nguema, é primo do presidente deposto. 

No último sábado (2), o Comitê para a Transição e Restauração das Instituições, instituído pelos militares, reabriu as fronteiras do país, fechadas após o golpe. 

Na semana passada, os países da União Africana haviam condenado o golpe militar e pedido prioridade para uma solução pacífica e a volta à ordem democrática. 

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 05/09/2023 12:30:12. Última edição: 05/09/2023 12:30:12

Tags: Gabão

Leia também:

PF cumpre mandados em 7 estados, em nova fase da Operação Lesa Pátria

PF cumpre mandados em 7 estados, em nova fase da Operação Lesa Pátria

Até o momento, a Lesa Pátria já cumpriu 78 mandados de prisão; 277 mandados de busca e apreensão; e instaurou 17 inquéritos. Hoje estão sendo cumpridos mais de 50 mandados de busca e apreensão.

Equipes procuram por vítimas de chuvas na Espanha

Equipes procuram por vítimas de chuvas na Espanha

As tempestades repentinas de domingo e início desta segunda-feira atingiram regiões de Madrid, Castela-la Mancha, Catalunha e Valência, deixando um rastro de destruição. Pelo menos três pessoas estão desaparecidas.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi