Internacional

Líder russo de grupo mercenário morre em queda de avião

Yevgeny Prigozhin estava a bordo de um avião que caiu hoje ao norte de Moscou. Todas as dez pessoas a bordo morreram, de acordo com autoridades russas. Vídeos e fotos feitos por testemunhas mostram o que seria o avião, um jato particular, em queda livre.

O chefe do grupo mercenário Wagner, o russo Yevgeny Prigozhin,estava a bordo de um avião que caiu hoje ao norte de Moscou.

Líder russo de grupo mercenário morre em queda de avião

Todas as dez pessoas a bordo morreram, de acordo com autoridades russas. Vídeos e fotos feitos por testemunhas mostram o que seria o avião, um jato particular, em queda livre. E depois os destroços no solo em chamas.

Na plataforma de rastreamento de voos Flight Radar os últimos instantes da aeronave foram registrados. O modelo Legacy 135, da fabricante brasileira Embraer, decolou de Moscou com destino a São Petesburgo supostamente com sete passageiros e três tripulantes.

A informação de que Prigozhin estava a bordo foi dada primeiro pela agência de notícias estatal russa e depois pela TV estatal. Os veículos citam como fonte a autoridade de aviação da Rússia, que também informou estar a bordo um outro líder do grupo Wagner. Uma investigação já teria sido aberta para apurar as causas da queda.

Na segunda-feira, Yevgeny Prigozhin havia divulgado um vídeo dizendo que estava na África comandando ações do grupo Wagner contra militantes extremistas islâmicos. Tanto a autenticidade desse vídeo, quanto a informação de que o mercenário estava no avião que caiu, não puderam ser verificados agências de notícias independentes.

Prigozhin era o líder do grupo privado Wagner que atua em conflitos armados mediante pagamento. O grupo atuou uma invasão russa da Ucrânia e promoveu um motim contra as forças armadas russas em junho, avançando com tanques pelo território russo e derrubando aeronaves militares russas. 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que não acontece muita coisa na Rússia sem que o presidente Vladimir Putin esteja por trás. Biden disse ainda que não sabia o suficiente para responder, mas que estava apurando o ocorrido.

Agência Brasil / Por Pedro Moreira - Repórter TV Brasil - Nova York - 23/08/2023 20:00:06. Última edição: 23/08/2023 20:00:06

Tags: Yevgeny Prigozhin Mercenário Rússia Grupo Avião Queda

Leia também:

Índia chega à Lua e se torna o 4º país a conseguir pousar no satélite

Índia chega à Lua e se torna o 4º país a conseguir pousar no satélite

A espaçonave não tripulada Chandrayaan-3 pousou no polo sul da Lua, região ainda inexplorada do nosso satélite natural. A missão é considerada crucial porque explorações anteriores mostraram que pode haver água em forma de gelo nos polos lunares, onde não bate a luz do sol.

G20 pode combater fome se deixar de investir em energia suja

G20 pode combater fome se deixar de investir em energia suja

Pesquisa recomenda que G20 estabeleça prazo para eliminar subsídios aos combustíveis fósseis - 2025 para países desenvolvidos - e até 2030 para economias emergentes.

Chuva agrava situação em Gaza

Chuva agrava situação em Gaza

Segundo as Nações Unidas, Gaza enfrenta uma grave crise de saúde pública

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

Países desenvolvidos devem liderar fim dos combustíveis fósseis

O presidente Lula vem cobrando que os países ricos cumpram compromissos no âmbito internacional, como a doação de US$ 100 bilhões ao ano para que nações em desenvolvimento preservem florestas.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi